O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi palco, sábado (dia 8/6), de uma viagem até o outro lado do mundo., estreitando os laços do Turismo Cultural, entre Niterói e a cidade coreana Jinju, com a apoteótica  abertura   da exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”, proporcionando aos presentes um “mergulho” nas tradições da Coréia do Sul,   com suas  danças  típicas, música e comidas. Com a presença do embaixador Ki-Mo Lim, o Prefeito Axel Grael e o Vice-Prefeito de Jinju, Lim Ki-mo, assinaram o termo de Cidades Irmãs.

 

Sob a curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, essa é a maior exposição de arte da Coreia do Sul já realizada no Brasil. A estrela da mostra é o túnel com 1.200 lanternas Shenzhen, que desde os anos 1500 são símbolo de um dos mais tradicionais festivais culturais do país, que acontece em Jinju.

 

Durante a solenidade, as autoridades também trocaram presentes simbólicos de cada cidade. Enquanto o prefeito Axel recebeu um boneco do mascote de Jinju e o livro “Jinju City of Lights”, o vice prefeito Lim Ki-mo recebeu o livro “Niterói em Fatos e Fotos, produzido pela  Niterói Empresa de Lazer e Turismo, cujo Presidente, André Bento, esteve presente à abertura”.

 

Além do túnel de lanternas, o público encontra uma enorme lua em 3D, instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung, mostrando a unidade entre a tradição e a contemporaneidade. Também estarão expostos os Hanboks. A mostra também conta com a presença do mascote de Jinju, a lontra Hamo, de três metros de altura.

 

 André Bento, Presidente da Neltur,  destacou a iniciativa do prefeito Axel Grael ao assinar o termo de Cidades Irmãs, fortalecendo o intercâmbio técnico, turístico e cultural entre as duas cidades. “Esta  Exposição “Luzes da Coreia – Festivais de Lanternas de Jinju”, no MAC , pela sua beleza e relevância, no equipamento turístico mais procurado da cidade, o MAC, dá a dimensão de como a cultura é um importante vetor de promoção do Turismo. Esta exposição proporcionará aos moradores, visitantes e turistas que vierem até o MAC, uma experiência imersiva totalmente diversa e um intercâmbio importantíssimo no contexto turístico mundial de nossa cidade.” A imensa fila em  frente ao MAC, no domingo, expressa como os moradores de Niterói e turistas esperam e valorizam eventos como esta Exposição, destaca Bento.