Uma ilha, muitas vocações. Localizada na costa este da Baía de Guanabara, tombada pelo IPHAN em 1938, a Ilha da Boa Viagem, desde o século XVII, tem sido utilizada com os mais diversos intuitos.
A princípio, acolheu atividades religiosas e de cunho militar. Em meados da primeira década do século XX, foi concedida à Associação Protetora dos Homens do Mar que, nela, vislumbrou construir um posto de salvamento. No final dos anos 1930, na bela ínsula, se instalou um grupo de escoteiros e um campo escola do movimento. Sediou, ainda, eventos esportivos, atividades de turismo, passeios diversos, cerimônias cívicas e espetáculos artísticos. Suas instalações já ruíram e foram reconstruídas diversas vezes.
Seja bem-vindo(a) a um lugar onde se pode respirar
profundamente os ares da natureza e da história.
Praia da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem
Linhas de Ônibus:
Linha Niterói: 47B
À partir de Janeiro de 2025, a Ilha da Boa Viagem foi aberta à visitação livre e gratuita, sem necessidade de agendamento prévio.
Funcionamento: Das Terças aos Domingos, das 10h às 17h.
Para aqueles que ainda optarem por realizar uma visita monitorada para conhecer mais da história da Ilha, a NELTUR disponibiliza os seguintes horários gratuitos:
Manhã: 10:00; 11:30
Tarde: 13:00; 15:00
As visitas nestes horários ocorrerão sem necessidade de agendamento prévio. Os visitantes que desejarem, devem se apresentar no Centro de Atendimento ao Turista ao lado da ponte da Ilha com 10 minutos de antecedência para credenciamento.
Agências e Guias de Turismo, assim como Instituições que desejarem realizar agendamento prévio, devem solicitar através do e-mail: agendamento@neltur.com.br.