O Projeto “Formar Para Melhor Atender” teve sua 5a Edição, recebendo o Capitão Henri da AD1 – 1a Artilharia Divisionária – Forte Gragoatá, para uma capacitação sobre os sítios históricos de Niterói, compostos pelo Complexo de Fortes e a Fortaleza de Santa Cruz. Com propriedade o militar discorreu, com ricos detalhes históricos, através de uma palestra e vídeo, enriquecendo e aprimorando os conhecimentos dos monitores dos Centro de Atendimento ao Turista – CATs – da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo. A edição aconteceu no CAT- Caminho Niemeyer, na tarde da última quarta-feira (25/1).

Em sua palestra, enriquecida por detalhes sobre a importância histórica, datas e trabalhos realizados até os dias de hoje nestes sítios históricos, o Capitão Henri, demonstrou que a cidade de Niterói é possuidora de uma riqueza histórica ainda não conhecida até mesmo por um grande número de moradores, mas que muitos visitantes e turistas procuram o Complexo de Fortes e a Fortaleza de Santa Cruz, onde têm a disposição guias que os levam a uma experiência única ao conhecerem as instalações históricas, sua arquitetura e passagens que alí aconteceram há séculos.

Uma visitação a estas fortificações da cidade, é garantia de muito conhecimento e apreciação de uma paisagem natural que é muito bem preservada. A Neltur, em total sintonia com essa força, recebeu uma capacitação de alta qualidade através dos conhecimentos do Capitão Henri, uma oportunidade enriquecedora através dos conhecimentos históricos transmitidos pelo militar. Os monitores da empresa, ampliaram suas bagagens culturais e, poderão falar com mais propriedade sobre o Complexo de Fortes e a Fortaleza de Santa Cruz, que está entre os pontos turísticos mais visitados de Niterói, em Jurujuba.

Segundo André Bento, Presidente da Neltur, os  sítios históricos são patrimônios que impactam Niterói no cenário turístico nacional e internacional: “Além de muita beleza arquitetônica e as paisagens deslumbrantes, os Fortes e a Fortaleza de Santa Cruz  são equipamentos que simbolizam ciclos da história de Niterói e do país. Um passeio pelos sítios históricos da cidade é muito rico e convidativo aos moradores, visitantes e turistas”, destaca Bento.

O Capitão Henri  lembrou que na Fortaleza de Santa Cruz, na Capela de Santa Bárbara, há um fragmento ósseo da santa, o que incentiva o turismo religioso. Mas as belezas dos Fortes foram destacadas pelo militar também quando destacou as paisagens dos Fortes do Pico e de São Luiz, cujos acessos se dão pelo Forte Barão do Rio Branco.

Toda essa beleza está à disposição dos turistas, visitantes e moradores da cidade. Acessando o site www.visit.niteroi.br  encontram-se informações mais detalhadas de como podem ser marcadas as visitas ao Complexo dos Fortes e a Fortaleza de Santa Cruz.