Com o Teatro Popular totalmente lotado, o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, foi aberto oficialmente no Caminho Niemeyer, na noite desta 4ª feira (20/09). Os anfitriões da noite, o Prefeito de Niterói, Axel Grael e o Presidente da Neltur, André Bento, falaram sobre o evento destacando a importância de Niterói encontrar uma identidade turística, ligada à prática do Ecoturismo, do Turismo Sustentável, enaltecendo as questões do mapeamento das trilhas, que ligam as áreas de preservação e, principalmente às questões inerentes à preservação do meio ambiente, não só em Niterói, mas em todas as cidades do país e do mundo.
O coral Jovem Aprendiz Musical abrilhantou a abertura com música popular brasileira da melhor qualidade, entoando canções de Tom Jobim até de outros grandes compositores brasileiros. Após a apresentação formou-se a mesa, reunindo autoridades do Brasil e até de fora do país.


O Prefeito de Niterói, Axel Grael, como anfitrião da noite, falou sobre a importância do Congresso Brasileiro de Trilhas, para um auditório lotado: “Falar sobre parques, trilhas me lembrou meu início de carreira como gestor. Naquela época esse era um tema que quase ninguém falava, mas hoje é um assunto de suma importância, principalmente nas decisões das políticas públicas preocupadas com a preservação do meio ambiente, mudanças climáticas atuais e, principalmente preservação de áreas ambientais. Hoje Niterói tem 56% de suas áreas de conservação preservadas, numa área metropolitana, isso resulta de um trabalho prioritário à essas áreas. Nosso investimento superam os 150 milhões de reais. Já temos parte do Parque Orla Piratininga – POP – Alfredo Sirkis, onde toda a drenagem passa por jardins filtrantes e assim, com esse processo conseguimos mais eficiência com as técnicas modernas de reaproveitamento daquele espaço, gerando benefícios a todo o entorno e, também à população, seja morador, visitante ou turista. Aqui vocês terão ainda a oportunidade de conhecer nossas trilhas pertencentes ao PARNIT – Parque Natural de Niterói”.
“Nesta oportunidade quero agradecer ao André Bento pois quando o convidei para gestor recomendei que sua meta seria trabalhar o potencial do Ecoturismo de Niterói. A cidade do Rio de Janeiro é uma janela aberta para o mundo e nós como cidade tão próxima, temos esse potencial para mostrar ao Brasil e ao mundo, nosso caminho aqui é criar nossa identidade explorando o Ecoturismo”, finalizou o prefeito.
O Presidente da Neltur, André Bento, ressaltou que receber congressistas de 26 países para debater um tema tão importante como essa discussão da existência e tomada de decisões sobre as trilhas de Niterói, do Brasil e do mundo é muito importante não só pela preservação ambiental, mas também para mostrar que Niterói é uma das cidades do Brasil que possui também esse potencial voltado para a exploração do Ecoturismo. “Agradeço a presença de todos os congressistas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, principalmente a Prefeitura Municipal por ter capitaneado a realização deste evento aqui em Niterói e por ter dado a n&oacut e;s essa missão de realizar um Congresso cujas questões debatidas são ligadas diretamente ao Ecoturismo, e Niterói é uma cidade onde o turismo sustentável é pauta presente em suas políticas públicas e, isso é uma tendência mundial do desenvolvimento do turismo no mundo, devido as mudanças climáticas mundiais. Espero que seja um evento rico e que todos saiam daqui oxigenados!”, destacou Bento.
Hugo de Castro – Presidente da Rede Brasileira de Trilhas, falou sobre a importância do Congresso, agradecendo as instituições na realização do Congresso. “Somos quase 3 mil pessoas discutindo sobre trilhas, sustentabilidade, um futuro mais consciente, enfim realizando uma troca de conhecimentos”, afirmou Castro.
A Presidente da Rede Mundial de Trilhas, Jaqueline Hamel, falou em seguida agradecendo a todos, destacando a grande importância do Congresso que reúne pessoas interessadas em debater e trabalhar em cima de questões tão importantes para todo o mundo, numa cidade tão bela como Niterói, no Brasil.
A Secretária de Biodeversidade e Floresta, Representando o Ministério do Turismo, Rita Mesquita, agradeceu pela receptividade e pediu que todos continuem trabalhando para que iniciativas como esta seja também inclusivas: “Esse Congresso se constitui numa iniciativa que tem conexão direta com a ampliação de nosso alcance no que se diz respeito à conservação. Essa iniciativa vai ajudar a fomentar uma mudança de atitude. A natureza é pop, a natureza é top, por isso temos feito esforços para que nossa rede de trilhas sejam conectadas”, afirmou a Secretária.
Logo após, foi exibido um vídeo com uma mensagem da Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, onde ela parabenizou o Prefeito de Niterói, Axel Grael, pela realização do Congresso, reafirmando que eventos como esse ajudam no conhecimento das unidades de conservação já existentes, dando grande contribuição para a preservação do meio ambiente, ressaltando que ela é uma aliada para iniciativas como esta.
Em seguida, o Presidente do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Mauro Pires – falou que o Congresso Brasileiro de Trilhas tem a função de conectar pessoas, reafirmando um maravilhoso trabalho de preservação do meio ambiente, por isso é tão importante implementação de trilhas pelo Brasil.
Logo após, Fabrício Amaral passou às mãos do Prefeito de Niterói, Axel Grael, a logomarca do Congresso Brasileiro de Trilhas, como um ato simbólico de transferência da responsabilidade destas atividades, ao longo deste ano, à cidade de Niterói.