O Museu de Arte Contemporânea – MAC – em Niterói continua encantando o mundo. Nesta semana quando comemora seus 27 anos de inauguração, turistas do mundo inteiro estiveram lá para admirar seu traçado, destacando toda a grandiosidade da obra do arquiteto Oscar Niemeyer, idealizador do equipamento turístico, que está entre os mais visitados do mundo. Mensalmente, em média 25 a 30 mil pessoas, entre turistas e visitantes, vão conhecê-lo, principalmente para admirar sua arrojada e moderna arquitetura, conferindo também sua programação e assim, levam o nome de Niterói mundo afora.


Um exemplo de todo esse encantamento pelo MAC é o do japonês, Renozuki Okada. Morador de Tókio, participava de uma Conferência, na Universidade Federal Fluminense – UFF -, aproveitou uma folguinha para conhecer o museu. Ele que também conhece Brasília, destacou a beleza do traçado do MAC: “Venho muito ao Brasil, pois trabalho numa Agência de Cooperação Internacional do Japão, tive a chance de conhecer Brasília, mas nunca vi nada parecido com esse museu, aqui em Niterói. Estive aqui também em 2013, visitando um amigo, mas na ocasião não pude conhecê-lo e hoje, fiz questão de conhecer essa obra do grande arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que também é famoso lá em Tókio, e minhas expectativas se superaram diante de tanta beleza!”, exclamou Renozuki.
O turista Kavin Law, de Singapura, também foi ao MAC e fez questão de destacar as belezas do museu: ”Atualmente moro na Flórida (USA) e confesso que cheguei à Niterói, exclusivamente para conhecer o museu, mas sem muitas expectativas e, estou simplesmente encantado com o projeto do Oscar Niemeyer! Como Diretor de Arte, achei uma obra das mais belas do mundo contemporâneo. Gostei muito do que vi!” ressaltou Law, em pé num ponto da rampa do museu, de onde procurava novos ângulos para seus registros fotográficos.
Dois amigos, turistas vindos da Polônia, Luca e Michal Bedkolvski-Koliof também estiveram esta semana no MAC para conhecer de perto a grandiosidade do famoso museu: “Achamos o museu grandioso, mas por aqui tudo tem sintonia, não só o traçado o museu, do arquiteto Oscar Niemeyer, mas também o local em que foi construído. A paisagem vista do interior ou do pátio do museu formam um belo cenário. Todo o conjunto é admirável!”, analisou os amigos poloneses.

Num passeio com o então prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, o renomado arquiteto Oscar Niemeyer avistou o mirante da Boa Viagem e vislumbrou alí a construção do MAC, cujas obras iniciaram no ano de 1991, ainda naquela gestão. Sua inauguração aconteceu no dia 2 de setembro de 1996, cujo prefeito era João Sampaio.
A idealização do projeto do MAC começou num pequeno rabisco, desenhado em um guardanapo, durante um almoço no restaurante Sacada, na Charitas, logo após aquele passeio onde ficou decidido o local onde seria construída mais uma de suas grandes obras. Alí nascia o grandioso projeto de um dos museus mais visitados do mundo, que leva o nome de Niterói além das fronteiras desde a década de 90 até os dias de hoje.
Atualmente o MAC abriga a exposição “Stories Verídicos”, do artista Gabriel Grecco que ficará em cartaz até 26 de novembro. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada até às 17h30. O MAC localiza-se no Mirante da Boa Viagem s/n, no bairro de mesmo nome, em Niterói – RJ – Brasil.