Niterói vem sendo protagonista em diversas frentes no desenvolvimento do Turismo sustentável e como uma indústria propagadora da economia. “A tecnologia e a inovação, tema deste Simpósio, é o caminho para avançarmos e deixar um legado de muitas ações”, afirmou André Bento, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, na abertura do Simpósio Jornada de Turismo e Inovação realizada , ontem, dia 18/3, na Universidade Federal Fluminense (UFF).

André Bento destacou as parcerias que estão sendo feitas com a UFF, que resultaram na criação do Observatório de Turismo e outros projetos na perspectiva da inovação e entender o turismo como uma indústria geradora de empregos, de renda e qualidade de vida.

Para Bento, a importância deste Simpósio para, além de outras possibilidades, é representativo por reunir tantos gestores, acadêmicos, profissionais do trade e instituições trabalhando na mesma direção na inovação do desenvolvimento do turismo.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou que o turismo no Brasil só terá alcance com a inovação e tecnologia. Precisamos sair da zona de conforto investindo em tecnologia e ampliando consórcios com as universidades para qualificação dos destinos turísticos, disse.

Freixo ressaltou também a importância da iniciativa privada e a pública se entenderem num modelo de desenvolvimento que contemple a diversidade, a sustentabilidade, a cultura e o lazer.

O professor José Walkimar de Mesquita, representando o Reitor da UFF, ressaltou que ações como estas engrandece a Universidade. “É um avanço, um passo importante para a UFF, um Núcleo desse que tem reflexo direto com os universitários”, destacou.

Na ocasião, foi feita uma assinatura simbólica do protocolo de intenções das instituições de ensino para criação do HUB e do Observatório de Inovação em Turismo do RJ.

Entre outros, estiveram presentes, o Professor José Walkimar de Mesquita Carneiro ( Pró-reitor de Graduação da UFF), Valéria Lima (Representando a Secretaria Estadual de Turismo), Professor João Evangelista (Diretor da FTH-UFF), Professor Carlos Alberto Lidizia ( Coordenador do Núcleo de Projetos da UFF), Sonia Mendes (Assessora de Inclusão da Faetec), Marcelly Apolinário ( Diretora de Turismo da Neltur), Valéria Viana ( Diretora de Gestão de Desenvolvimento da Setur), Valéria Braga ( Secretária de Ciência e Tecnologia de Niterói).