NELTUR quer fomentar o Ecoturismo na cidade.

 

Muito elogiado pela sua presença, pela primeira vez, os integrantes do Conselho Municipal de Turismo, ouviram do prefeito de Niterói, Axel Grael, o seu compromisso de fomentar o Turismo de Niterói, que fez um balanço de ações que vão impactar o desenvolvimento do setor no município. Na ocasião, o novo presidente da NELTUR, André Bento, foi apresentado como um jovem empreendedor que atuava no mercado do Turismo.

A Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Niterói, presidida por Rodrigo Alvite, aconteceu  no Hotel H Niterói, teve a participação, além do prefeito e do presidente da NELTUR,  do novo Diretor de Turismo, Carlos Eduardo Gomes, contando ainda  com as presenças da Secretaria da Secretária de Ciência e Tecnologia, Valéria Braga, Ary Nichols,  Presidente da Niterói Convention & Visitors Bureau, do Professor e Coordenador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carlos Alberto Lidízia e da Professora, também do Curso de Turismo da UFF,  Fábia Trentin, entre outros representantes de entidades.

Os dois professores fizeram uma apresentação do Plano Estratégico de Turismo para Niterói, que será ainda detalhado, com um prazo de 7 meses para ser elaborado e encaminhado ao Poder Público Municipal.

Para o prefeito Axel Grael, Niterói tem potencial natural para o Ecoturismo e o Cicloturismo e a Prefeitura investe em novas trilhas, construções de parques como o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis. “Temos a dimensão da importância de Niterói como uma cidade que trabalha na ótica de um turismo sustentável”, ressaltou.

O prefeito lembrou de locais que estão passando por intervenções por parte da Prefeitura para dar mais infraestrutura à cidade e criar mais opções. Dentre as realizações estão a revitalização do Centro, São Domingos e da Ilha da Boa Viagem; as obras da Concha Acústica, da Casa Norival de Freitas e da Cantareira. Há ainda investimentos como a recuperação do Cinema Icaraí, além da ampliação das áreas de proteção ambiental para incentivar o turismo ecológico. Existe o planejamento de uma gestão sustentável para o Parque Natural Municipal Morro do Morcego, localizado na Enseada de Jurujuba, às margens da Baía de Guanabara.

O Presidente da NELTUR, André Bento, disse que a cidade está sendo preparada para atrair, fixar o turista não só para olhar a cidade, mas para ficar em Niterói. “Voltaremos a participar este ano do Congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) com um estande de Niterói, o que será muito importante”, destacou o presidente.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rodrigo Alvite, considerou   muito importante ouvir do prefeito que temos tantas ações em andamento em diversas áreas. “São ações que poderão ajudar a incrementar o turismo e fazer com que os envolvidos no setor possam participar”, ressaltou Alvite.