Mercado Municipal de Niterói
O primeiro mercado público de Niterói foi originalmente localizado no Largo do Mercado, atual Praça Araribóia. Em 1889 foi transformado na estação das barcas.
Com uma área de 9.700 metros quadrados, o edifício localizado na Avenida Feliciano Sodré abrigou, de 1930 a 1976, o mercado municipal da cidade. Após esse período se tornou o Depósito Público Estadual e ficou desativado por quase 30 anos. O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói e está passando por um processo cuidadoso de revitalização mantendo todas as características de arquitetura.
Toda a parte de recuperação do antigo prédio do Mercado Municipal já foi concluída, incluindo a restauração dos traços de art déco do prédio. Na segunda fase, serão construídas: uma nova praça, um boulevard e estacionamento com capacidade para 300 vagas. Todo o projeto foi feito de forma sustentável.
A proposta é fazer do mercado municipal, um espaço de construção de identidades culturais, agregando sentido as relações sociais, além das comerciais e econômicas.