Mercado Municipal de Niterói
O Mercado Municipal de Niterói foi reaberto em 27 de julho de 2023 após quase quatro décadas fechado. O prédio histórico de arquitetura neoclássica passou por uma grande revitalização, com a preservação das características do prédio original e ajustes internos para adequá-lo. Atualmente, milhares de pessoas passam todos os meses pelo mercado que oferece os mais diversos produtos e sabores.
O Mercado tem 9.700 metros quadrados e mais de 150 lojas divididas entre: gastronomia, decoração, cervejaria, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria e hortifruti.
Em dezembro de 2023 o Mercado Municipal se tornou Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro, mas desde sua abertura o local vem fomentando os segmentos de turismo, como eventos, turismo cervejeiro, cultural (arquitetura e história do prédio), mas principalmente o turismo gastronômico e de experiência.
Desde de 2024 o local conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) onde turistas e consumidores podem se informar sobre os atrativos e experiências da cidade, com o diferencial de também fornecerem informações sobre o próprio Mercado, explicando onde os serviços oferecidos podem ser encontrados.
História – O prédio do Mercado Municipal de Niterói faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária da cidade e possui significativa importância histórica. Em 1977, após o fechamento do Mercado, o espaço passou a ser o Depósito Público Estadual.
O local também serviu como base para o CEASA (Centrais de Abastecimento), e um centro de assistência social.
A revitalização do espaço inclui uma intervenção urbanística e paisagística no entorno imediato e adjacências do Mercado. Essa requalificação urbana e paisagística envolveu a reestruturação viária do local, a criação de novas centralidades e de um novo polo turístico e entretenimento, geração de empregos e renda para o município.