Conheça Niterói
Apenas 13 quilômetros separam as belezas de Niterói da Cidade Maravilhosa. Uma visita já se justificaria pela bela vista que se tem dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. Entretanto, Niterói é muito mais.O Museu de Arte Contemporânea (MAC) Caminho Niemeyer, o Complexo dos Fortes, o conhecido Mercado de Peixe, o Polo de Moda, o comércio diversificado e a gastronomia de excelência apontam Niterói como destino turístico de relevância no cenário nacional.
Não são poucos os índices que apontam Niterói como uma das melhores cidades do Brasil para viver, trabalhar e investir. Apostando na capacidade produtiva de seus moradores e no seu potencial de negócios, a exemplo da indústria naval, Niterói conquistou, de forma sólida, um espaço de destaque no cenário fluminense e nacional.
Município mais escolarizado do país, segundo dados do INEP (Ministério da Educação/2000), Niterói tem o maior índice de frequência escolar entre a população de 7 a 14 anos (97,52%). A média de anos de estudo chega a 9,5 com uma taxa de alfabetização de 96,4% na população acima de 15 anos. Os investimentos de base dão à cidade a melhor qualificação de mão de obra de todo o Estado do Rio de Janeiro, superando inclusive a capital.
Terceiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo o PNUD, Niterói oferece a sua população exemplos de prevenção na área de saúde e saneamento básico. Pioneiro na implantação do Programa Médico de Família, o município é um dos poucos no Brasil a ter 100% de sua área atendida com fornecimento de água tratada e 75% dos dejetos coletados e tratados em uma ampla rede de esgoto que inclui cinco Estações de Tratamento.
Niterói adotou políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano aliadas a um extenso e planejado processo de inclusão social, priorizando as áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, educação, cultura e saneamento.
Quem vive em Niterói tem motivos para se orgulhar. Durante anos considerado “cidade-dormitório”, o município é, hoje, referência em serviços e qualidade de vida, mostrando que é possível crescer de forma unificada, gerando empregos, renda e investimentos.
Nome: Estudo de Competitividade
Responsável: Neltur
Data: Abril 2010
Descrição: Com o intuito de auxiliar destinos turísticos a analisar, conjugar e equilibrar os diversos fatores que, para além da atratividade, contribuem para a evolução da atividade turística, o Ministério do Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) deram início ao Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Criada em 2007 e aplicada desde então, a metodologia que gera índices em 13 dimensões ligadas à atividade turística permite analisar o desenvolvimento de um destino turístico.
Nome: O perfil dos turistas da Copa das Confederações FIFA 2013 no Rio de Janeiro
Responsável: UFF – Universidade Federal Fluminense
Data: Junho 2013
Descrição: A Copa das Confederações é um torneio organizado pela FIFA desde 1992. Desde então, passou por modificações até chegar ao seu formato atual, onde os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, totalizando oito países. Dos continentes, a América é o único que classifica duas seleções: a seleção campeã da Copa Ouro, cujo torneio é disputado entre a América do Norte, América Central e Caribe e a Copa América, disputada pelos países que compõem a América do Sul. Dos demais continentes é escolhida uma única seleção.
- O PERFIL E OS IMPACTOS ECONÔMICOS DOS TURISTAS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013 NO RIO DE JANEIRO
Nome: O perfil e os impactos econômicos dos turistas da Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro
Responsável: UFF – Universidade Federal Fluminense
Data: Junho 2013
Descrição: A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 1985 que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.
Nome: O Perfil e o impacto econômico do Visitante da Cidade de Niterói durante a Copa do Mundo 2014
Responsável: UFF – Universidade Federal Fluminense
Data: Junho 2014 – Julho 2014
Descrição: Pesquisa realizada entre os dias 13/06 a 15/07/2014, abordando os seguintes temas: Gasto e impacto econômico do visitante durante sua estada no período da copa; perfil socioeconômico do visitante(sexo, escolaridade, renda, dentre outros); a percepção do turista sobre algumas questões relativas a relação do turista com a cidade e com o turismo.
Nome: Inventário da Oferta Turística (IOT) 2018 – Região Metropolitana
Responsável: UFF – Universidade Federal Fluminense; SETUR-RJ.
Data: Dezembro 2018
Descrição: O trabalho, que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), contempla 23 cidades das regiões turísticas prioritárias e foi coordenado pela UFF – Universidade Federal Fluminense. A ampla pesquisa de campo mapeou atrativos turísticos naturais, culturais, históricos, religiosos, infraestrutura, equipamentos e serviços do segmento. Este é o IOT – Inventário da Oferta Turística, um trabalho fundamental para o planejamento dos municípios e regiões, bem como para nortear investimentos e ações de marketing direcionadas para o turismo.
História da Cidade
Temendo novo ataque estrangeiro após a invasão francesa (1555), o Governador Geral ofereceu a Araribóia, Martim Afonso de Souza, em 1568, a concessão das terras (correspondentes à maior parte do atual território de Niterói) anteriormente pertencentes a Antônio Martins. A aldeia fundada pelo índio temiminó Araribóia, com a posse solene em 1573, recebeu a denominação de São Lourenço dos Índios. Niterói foi elevada à categoria de Vila em 1817, tendo São Domingos como sede. D. João frequentava São Domingos, hospedando-se, quando em visita, em um palacete doado com esta finalidade. Mas, como o lugar não comportava a edificação de prédios públicos, a sede da Vila acabou sendo transferida para a Praia Grande, onde hoje fica a Praça do Rink.
São Lourenço dos Índios passa a se chamar, em 1819, Vila Real da Praia Grande. Só em 1834 é elevada à categoria de cidade, denominando-se Nictheroy (água escondida em tupi-guarani), tornando-se capital da Província do Rio de Janeiro. A importância político-administrativa deu novo impulso à cidade e seu crescimento tornou-se cada vez mais visível, com a multiplicação das edificações públicas comerciais, residenciais e também a abertura de novas ruas.
O transporte marítimo, no início do Século XIX, era feito por embarcações impulsionadas por escravos. Em 1835, surge o serviço de navegação a vapor da Companhia de Navegação de Nictheroy, ligando o Rio a Niterói. Em 1862, aparece a Companhia Ferry, com barcas mais confortáveis e luxuosas. Em 1956, é inaugurada a estação hidroviária de Niterói. Com a remodelação das embarcações, o percurso passa a ser feito em 20 minutos. Porém, devido às constantes paralisações na travessia, em 1959, a população de Niterói depreda e incendeia a estação.
O início do século passado (1906-1910), em Niterói, foi marcado pela concretização de um projeto de urbanização que incluiu a pavimentação da Alameda São Boaventura, no Fonseca, e da Avenida da Praia de Icaraí. Também nesse período foi construída a primeira sede da Prefeitura (Palácio Araribóia) e se urbanizou o Campo de São Bento, em Icaraí.
A abertura da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, em 1942, foi marco do processo de modernização da cidade. A via, rasgando o centro comercial da cidade, promoveu o desmembramento de terrenos. Foram demolidos cerca de 230 prédios para a implantação do novo loteamento, resultando em uma avenida de 1.003 metros de extensão por 20 metros de largura.
A construção da Avenida do Contorno, no Barreto, teve como objetivo ligar áreas portuárias e ferroviárias de Niterói ao centro de São Gonçalo. Aberta em 1960, a via melhorou as condições de tráfego urbano entre os dois municípios.
A Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974, é a maior do Hemisfério Sul. A construção tem o maior vão em viga reta contínua do mundo – o vão central, uma estrutura de aço com 300 metros de comprimento suspensa a 60 metros de altura. É a mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos em suas entranhas e uma das três maiores pontes do mundo em volume espacial (relação entre o comprimento, a largura e a altura dos pilares e fundações).
A lei complementar n°20, de 1974, efetivaria a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, retirando de Niterói a condição de capital. A implantação do novo Estado do Rio de Janeiro ocorreu em 1975.