Em ritmo acelerado, com o palco praticamente pronto, o presidente da Niterói Empresa de Turismo e Lazer-Neltur, José Guilherme de Azevedo, reuniu hoje pela manhã, na Praia de Icaraí, os representantes de todas instituições envolvidas no Réveillon, para alinhar os últimos detalhes do planejamento do maior evento de Niterói. Além de toda a logística, três das maiores preocupações com a festa da virada são a segurança, mobilidade urbana e escoamento do trânsito.
Neste sentido, serão 615 PMs trabalhando em toda Niterói, o CISP Móvel ficará na Praça Getúlio Vargas, a Cruz Vermelha-Niterói atenderá as crianças distribuindo 2 mil pulseiras em conjunto com o CISP Móvel. Na área do trânsito, a NitTrans anunciou que a reversível da Av. Roberto Silveira será aberta mais cedo, às 17h.
Para o presidente da Neltur, José Guilherme de Azevedo, a expectativa é de que o Réveillon aconteça em clima de total tranquilidade, levando-se em conta todos os esforços que estão sendo feitos: “Trabalhamos para que o Réveillon seja o melhor possível, num trabalho integrado entre vários órgãos da Prefeitura e do Estado. “Queremos que os moradores, visitantes e turistas, cheguem, se divirtam e voltem com tranquilidade”, destacou.
Surpresas para a queima de fogos serão esperadas e há expectativa de que o público aumente: “Ano passado cerca de 500 mil pessoas estiveram na praia para assistir o espetáculo da virada, há expectativa de que este número aumente, mas nós estamos trabalhando em conjunto para receber o público e nossa rede hoteleira está com as reservas praticamente esgotadas para o período do Réveillon”, afirmou José Guilherme.
As mudanças no trânsito serão realizadas a partir das 17h do dia 31, quando a reversível da Av. Roberto Silveira será aberta. A Praia de Icaraí será fechada a partir das 18h, sendo reaberta somente no dia 1º, após a limpeza total da Praia e do seu entorno, declarou Cel. Cony da NitTrans.
O Superintendente Operacional da CLIN – Companhia de Limpeza de Niterói – Cláudio Lyrio Cunha, declarou que até às 10h30min do dia 1º a Praia de Icaraí estará limpa e lavada com essência de eucalipto, pronta pra ser liberada ao trânsito. “Serão 410 funcionários, integrados em funcionamento com 60 equipes atuando na praia e no seu entorno. Serão utilizados equipamentos como caminhões compactadores, caminhões basculantes, pás e contêineres. Haverá funcionários trabalhando todo o tempo, às 6h do dia 1º iniciaremos a varrição, limpeza da rua, calçadas e sarjetas, com a previsão de conclusão da limpeza total, com lavagem utilizando desodorizador de eucalipto, até às 10h30min no máximo”, esclareceu. Na Região Oceânica serão 300 funcionários, com 25 equipes. “Em todos os locais teremos os Coordenadores de distrito em plena atuação”, lembrou Claudio Lyrio.
O Secretário de Ordem Pública, Cel. Gilson Chagas, declarou que as forças de segurança estão trabalhando unidas para garantir segurança e tranquilidade: ”Estamos trabalhando de forma integrada. Intensificaremos o patrulhamento nas areias da praia de Icaraí, com a Guarda Municipal coibindo uso de churrasqueiras e de quaisquer tipos de materiais inflamáveis que oferecem perigo em locais de grande concentração de pessoas. Por isso pedimos que ninguém leve pra praia artefatos de vidros e materiais inflamáveis”, afirmou.
“O CISP Móvel ficará estacionado perto da Rua Miguel de Frias, próximo à cabina da Polícia Militar, monitorando de forma integrada e sendo a base das forças de segurança em atuação, em total comunicação entre nós. Fará também a distribuição de pulseiras de identificação para menores cujos pais fizerem a solicitação”, ressaltou o Cel. Gilson Chagas.
O Ten. Cel. Bombeiro Militar, Fábio Dutra, reforçou o efetivo: “ Estaremos de prontidão, teremos dois grupos avançados e um grupo de guarda-vidas para atendimento”, declarou.
O Major Márcio Guimarães do 12º Batalhão de Polícia Militar garantiu um efetivo de 615 homens trabalhando neste Réveillon, atuando nas regiões de Icaraí, Centro e Região Oceânica: ” Para que todo nosso efetivo esteja à postos cancelamos até mesmo férias dos policiais. Especificamente para atender Icaraí, estaremos fazendo fazendo um trabalho de observação também em 12 torres de observação, faremos policiamento em toda a orla, com monitoramento por câmeras. Atuaremos com duas forças de choque posicionadas nas extremidades da orla”, disse.
A Coordenadora do SAMU, Maria Auxiliadora Figueiredo, reforçou o pedido de que não se levem para praia artefatos cortantes: “Os principais casos que atendemos são referentes a cortes com artefatos de vidro. Trabalharemos com 9 ambulâncias com UTIs, 10 ambulâncias básicas, 50 maqueiros, baseados em 3 Postos médicos”, afirmou.