Os participantes das  visitas guiadas a Ilha da Boa Viagem, organizadas pela Neltur, terão, agora, um atrativo especial, com uma série de concertos do Programa Aprendiz Musical- Concertos na Boa Viagem, que acontecerão nos  segundos sábados de cada mês. Já no próximo dia 15/6, sabado às 11h, se apresenta  o Quinteto de Metais do Aprendiz Musical – formado por seus aplicados e talentosos alunos, no interior da Igreja de Nossa Sernhora da Boa Viagem, que fica na Ilha.

 

O agendamento prévio para a visita guiada, é gratuita, tem agendamento realizado pela Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, e é aberto, todas as sextas-feiras, a partir das 12h, para a semana que se segue, no endereço eletrônico https://visit.niteroi.br/

 

A Neltur ressalta que nos segundos sábados de cada mês, a partir do dia 15, devido estas apresentações musicais, só haverá um horário pela manhã (10h) de visita guiada à Ilha da Boa Viagem, lembrando que quem estiver agendado nesta hora, poderá assistir a apresentação do Quinteto de Metais do Aprendiz Musical, logo após a visita.

O Programa Aprendiz, que é um orgulho para Niterói e está em franca expansão – atende cerca de 9.500 alunos em todas as escolas da Rede Municipal de Educação – realiza esta apresentação – que marca a estreia dos eventos realizados pelo Programa Aprendiz neste equipamento cultural e turístico de Niterói: a bela e histórica Ilha da Boa Viagem.

O prefeito Axel Grael destacou o papel fundamental do programa em proporcionar oportunidade para jovens.

“Esse é um projeto que enche Niterói de orgulho e que nos presenteia ao descobrir talentos. Eu acompanho o Aprendiz desde 2013 e, desde então, vejo de perto o trabalho para superar as adversidades e transformar essa iniciativa em sinônimo de excelência. Acreditar neste projeto é fazer uma escolha pelo futuro da cidade, dos nossos jovens e pela empregabilidade de todo um setor de músicos e professores que integram a indústria cultural, que tem um papel extremamente relevante para a nossa economia”, destaca Axel Grael.

Para André Bento, Presidente da Neltur, e um dos Membros do Comitê Gestor da Ilha da Boa Viagem, destaca estas apresentações do Quinteto de Metais Aprendiz Musical, como fator  de maior agregação às visitações guiadas à Ilha, tão procuradas por turistas, visitantes e moradores que querem conhecer mais este outro patrimônio de Niterói.

“A Ilha da Boa Viagem é um dos grandes patrimônios históricos de nossa cidade, e os passeios guiados lá têm procura imensa, agora estas apresentações musicais, no interior da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, vai agregar ainda mais para quem vai visitar e conhecer esta riqueza de lugar, com recantos e um museu, ricos em história, arquitetura, religiosidade, curiosidades geológicas, enfim, uma gama de experiências a oferecer, ainda mais agora durante as visitas dos segundos sábados de cada mês, pela manhã. A cultura é um vetor que impulsiona o turismo e, em Niterói ela é intensa e cada vez mais movimenta a cadeia turística da cidade”, destacou Bento.

“O Aprendiz Musical é hoje o maior programa de iniciação musical do país e motivo de orgulho para nossa cidade que revela cada vez mais talentos e forma cidadãos. A Ilha da Boa Viagem é um monumento natural e cultural da nossa história. Unir o Aprendiz Musical e a Ilha da Boa viagem de alguma forma é celebrar as nossas verdadeiras riquezas. Com isso, ganha em projeção o Aprendiz Musical e ganha em atrações a Ilha da Boa Viagem, que tem atraído cada vez mais turistas”, ressalta o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz.

Uma joia rara guardada pela Baia de Guanabara. Assim o cidadão niteroiense enxerga a Ilha da Boa Viagem – fundada em 1650, mantida pela igreja e pelos escoteiros e agora patrimônio municipal, totalmente restaurada e pronta para visitação dos moradores e turistas. Parte do patrimônio arquitetônico histórico de Niterói, a Ilha da Boa Viagem é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os Concertos na Boa Viagem são realizados pela Prefeitura de Niterói através das Secretarias Exectiva e de Educação, Aprendiz Musical e Comitê Gestor da Ilha da Boa Viagem.

Confira o Repertório da Apresentação:

Corcovado (Tom Jobim)
Trompete: Matheus Henrique e Piano: Henrique Vaz

Samba de Verão
Trompete (Ryan Silva)

How Insentive (Tom Jobim)
Piano: Henrique Vaz

Garota de Ipanema (Tom Jobim)
Trombone: Eliel Pimentel e Alberto Fonseca
Piano: Henrique Vaz

Meditação (Tom Jobim)
Trombone: Eliel Pimentel
Piano: Henrique Vaz

Você é Linda (Caetano Veloso)
Trombone: Eliel Pimentel e Alberto Fonseca
Piano: Henrique Vaz

Grupo de Metais Aprendiz Musical

Arranjos e adaptações: Henrique Vaz
Sonata para Die Bankelsangerlieder
Superman
Suíte Carnavalesca (arranjo de Henrique Vaz)
Cantatas de Bach – 42 e 297
Se Eu Quiser Falar com Deus (arranjo de Henrique Vaz, para música de Gilberto Gil)
Basque Song (Folk Song)
Aura Lee (George R. Poulton)
Pomp Circustance (Edward Elgar)
Anunciação