Praticantes da canoagem, cerca de 800 atletas, da Argentina, Chile, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru, Rapa Nui e de várias cidades do País, impactam o turismo, a economia e o esporte náutico de Niterói, participando do Campeonato Pan-Americano de Va’a 2024. A abertura será nesta terça-feira, dia 19/11, às 19h, na Praia de São Francisco e as atividades de quarta (dia 20) até domingo (dia 24/11).
Niterói, detentora do título de Capital dos Esportes Náuticos, aprovado pela Alerj, passou a ser conhecida como Maracanã do Va’a devido ao número expressivo de praticantes destas modalidade esportiva.
Realizada pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes, a cerimônia de abertura marcará o início das atividades. Além das competições, o evento também inclui um curso de arbitragem, incentivando a formação de novos árbitros e promovendo o crescimento do esporte no Brasil.
Um dos momentos mais aguardados é o duelo da categoria Open Masculina, entre Brasil e Rapa Nui, reeditando a prova acirrada do último ano, onde o Brasil saiu vencedor. A expectativa é alta para mais um confronto emocionante.
O Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, André Bento, destaca a realização deste evento. “Além da magnitude esportiva, movimenta a cadeia turística da cidade, desde a rede hoteleira até os polos gastronômicos, fazendo girar a economia da cidade como um todo”.
A estrutura do Pan-Americano contará com arquibancadas para o público, áreas dedicadas aos atletas, expositores, um estúdio de tatuagem, apresentações musicais e muito mais, prometendo uma experiência completa para fãs do esporte e visitantes; Além do número de clubes, quase 40, e com aproximadamente 3 mil remadores disputando vários eventos, sejam brasileiros, estaduais ou locais.
Agora o Pan-Americano chega para premiar o trabalho feito pela Prefeitura de Niterói, Secretaria de Esportes, a Associação Niteroiense e Federação de Va’a do Rio de Janeiro, em evento realizado por intermédio da CBVAA.
Além disso, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo – NELTUR, promove atividades complementares com os atletas para promover os pontos turísticos da cidade. À partir do dia 21/11, os integrantes do Pan-Americano terão a oportunidade de participar de uma série de passeios:
Bike Tours, em parceria com o Niterói de Bicicleta, as bicicletas serão cedidas pelo projeto e os participantes poderão conhecer diversos pontos turísticos pela cidade, pelo Caminho Niemeyer;
Visitas monitoradas na Ilha da Boa Viagem, onde farão um Tour conhecendo um pouco da história de um dos pontos mais importantes para a história de Niterói;
Trilhas dos Eucaliptos e Platôs, que darão a oportunidade aos atletas conhecerem um pouco do PARNIT – Parque Natural Municipal de Niterói, passando por pontos como o Bosque dos Eucaliptos e os mirantes dos Platôs, perfeitos para apreciar a vista da cidade.