Niterói é uma cidade encantadora por suas belezas naturais, por seu rico patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, por sua gastronomia sofisticada, e pelo privilégio de estar apenas a 13km da cidade do Rio de Janeiro. Apresentamos a seguir os principais roteiros da cidade sorriso.
Caminho Niemeyer
Niterói é a segunda cidade do mundo com o maior número de obras do arquiteto Oscar Niemeyer (a primeira é Brasília). Esse conjunto arquitetônico trouxe para Niterói uma importante revitalização cultural e um novo cenário turístico. O Caminho Niemeyer abriga 7 obras: Teatro Popular, Museu da Ciência e Criatividade, Memorial Roberto Silveira, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Praça Juscelino Kubitschek, Centro Petrobras de Cinema e o Museu de Arte Contemporânea – MAC. Seguindo pela orla encontra-se outra importante obra do arquiteto: a Estação Hidroviária de Charitas.
MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Projetado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, é por si só uma obra de arte em harmonia com o panorama privilegiado que se debruça sobre as águas da Baía de Guanabara. Inaugurado em 2 de setembro de 1996, o local abriga exposições temporárias e a coleção de arte contemporânea de João Satamini, uma das maiores do país, que retrata a arte brasileira a partir dos anos 50.
Fortes e Fortaleza
Niterói possui o maior conjunto contínuo de fortes e fortaleza do Brasil composto pela Fortaleza de Santa Cruz e pelos Fortes: do Pico, São Luiz, Barão do Rio Branco, Tabaíba e Imbuhy. A Fortaleza de Santa Cruz foi a primeira erguida em volta da Baía de Guanabara, em 1555. Entrando pelo Forte Barão do Rio Branco, no topo do Morro do Pico, estão as ruínas do conjunto arquitetônico que, no século XVIII, abrigou as fortificações do Pico e São Luiz.