Niterói possui grande diversidade de atrativos turísticos: belezas naturais, lindos patrimônios históricos, o segundo maior conjunto mundial de obras do arquiteto Oscar Niemeyer, uma diversificada gastronomia de qualidade, o maior complexo contínuo de fortes e fortaleza do Brasil, é um celeiro cultural, além de ter a melhor vista da cidade do Rio de Janeiro. Por isso criamos 3 roteiros diários para que você possa conhecer os principais pontos e aproveitar ao máximo o seu tempo nessa maravilhosa cidade.
Caminho Niemeyer e Museus
Reserve o primeiro dia para um programa cultural. Comece visitando o conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer que abriga 7 monumentos: 1) Teatro Popular; 2) Museu da Ciência e Criatividade/Escola do Conhecimento; 3) Memorial Roberto Silveira/Centro da Memória da História e da Literatura Fluminense; 4) Centro de Atendimento ao Turista (CAT); 5) Praça Juscelino Kubischek; 6) Centro Petrobras de Cinema; 7) Museu de Arte Contemporânea. Bem próximo ao MAC, encontram-se o Museu do Ingá – um palácio em estilo neoclássico dedicado à história política e artística fluminense, o Solar do Jambeiro – um belíssimo casarão de arquitetura portuguesa do século XIX que abriga exposições de artes plásticas, e o Museu Janete Costa de Arte Popular – um casarão datado de 1892 dedicado à arte popular brasileira. Neste roteiro, os bairros de São Domingos, Ingá e Boa Viagem oferecem excelentes opções de gastronomia. Próximo à Praia de Icaraí, na Rua Coronel Moreira César, encontra-se o Polo de Modas, uma opção variada para quem quer ir às compras.
Fortes e Fortaleza
Comece o segundo dia conhecendo as belezas das praias da Baía de Guanabara, com uma privilegiada vista da cidade do Rio de Janeiro. Partindo do Gragoatá, bairro que dá nome a um Forte à beira-mar, siga pelas praias da Boa Viagem, das Flechas, de Icaraí, de São Francisco, de Charitas, até chegar a Jurujuba, pitoresca colônia de pescadores. Em seguida, embarque numa volta à história. Niterói possui o maior conjunto contínuo de fortes e fortaleza do Brasil, que abriga a Fortaleza de Santa Cruz e os Fortes: do Pico, São Luiz, Barão do Rio Branco, Tabaiba e Imbuhy. A Fortaleza de Santa Cruz é a primeira erguida em volta da Baía de Guanabara, em 1555. Entrando pelo Forte Barão do Rio Branco, no topo do Morro do Pico, estão as ruínas do conjunto arquitetônico que, no século XVIII, abrigou as fortificações do Pico e São Luiz. Aproveite para desfrutar a culinária diversificada dos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba, com destaque para os frutos do mar.
Parque da Cidade e Região Oceânica
Aproveite o terceiro dia para um contato com as belezas naturais de Niterói. A 270 metros acima do nível do mar, no Morro da Viração, com acesso pelo bairro de São Francisco, está o Parque da Cidade, que contempla uma área de
preservação ambiental e duas rampas para voo livre, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara e para as nossas lagoas e praias oceânicas. Deste mirante, você terá uma visão memorável da cidade do Rio de Janeiro. Visite também a nossa Região Oceânica (R.O.), um conjunto lagunar e de praias paradisíacas: Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara (paraíso dos surfistas), o Museu de Arqueologia de Itaipu e locais propícios à prática do ecoturismo, com destaque para o Parque Estadual da Serra da Tiririca. A região ainda possui boa oferta de bares, casas de shows, cervejaria artesanal, lojas, arte, polo moveleiro e um conceituado polo gastronômico.