“Um Famtour como esse só enriquece e aprimora os nossos conhecimentos sobre esse rico patrimônio de Niterói, que é a Ilha da Boa Viagem”, com essa frase o Guia Turístico, Alex Figueiredo, resumiu um pouco dos objetivos do primeiro Famtour deste equipamento turístico da cidade, realizado pela Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, reunindo um total de 50 Guias de Turismo, em dois horários – 9h e 14h -, após a restauração e reabertura da Ilha. Os grupos foram acompanhados de profissionais da Neltur, entre Turismólogos e Monitores da empresa, nesta manhã de 4ª feira (18/10), cujo ponto de encontro foi o Centro de Atendimento ao Turista – CAT – da Boa Viagem.
A Neltur, idealizou o primeiro Famtour na Ilha da Boa Viagem visando contemplar os Guias de Turismo que também são atores fundamentais no processo de aquisição de um maior conhecimento e história deste patrimônio histórico de Niterói.
Antes de começarem a explorar a Ilha da Boa Viagem, o primeiro grupo (das 9h) ouviu as explicações da Erica Assis – Supervisora dos CATs – e dos Turismólogos, Renato Lima e Gustavo D’Ippólito, sobre o processo atual de marcação de visitação, os mecanismos e ferramentas utilizadas para a otimização destas marcações, esclareceram sobre as dúvidas apresentadas por alguns profissionais e vários pontos que estão sendo estudados pelo Comitê Gestor da Ilha, principalmente para que essas marcações de visitas possam contemplar mais rapidamente aos interessados, seja individualmente ou em formação de grupos.
Uma das Guias de Turismo do grupo, Maria da Penha Ribeiro Uchôa, afirmou que apesar de já conhecer a Ilha da Boa Viagem, pois a visitava na década de 80, achou que a Neltur organizar Famtour na Ilha é uma iniciativa das melhores: “Como Guia de Turismo e professora do CIETH (Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria) e do Senac, acho que essa é uma excelente oportunidade não só de visitar a Ilha outra vez, já restaurada, mas também de enriquecer meus conhecimentos históricos sobre esse lugar maravilhoso de Niterói e, consequentemente, poder repassar para meus alunos e poder trazê-los aqui também”, afirmou Maria Uchôa.
A Guia de Turismo, Marilucia Corel, que também é professora, está trabalhando com os alunos sobre os 450 anos de Niterói e, dentro dos ensinamentos, pretende levar seus alunos para visitarem também a Ilha da Boa Viagem:”Trabalho atualmente com alunos da rede pública e pretendo trazê-los aqui para conhecerem a história e esse ponto turístico de Niterói. Dentro dos nossos estudos já realizei visitas com eles por vários pontos da cidade, como o Teatro Municipal de Niterói, Igreja da Conceição e o Palácio dos Correios e, não poderei deixar de trazer meus alunos aqui, pois além da história, ver um patrimônio como esse restaurado, é uma oportunidade que não poderia deixar passar”, explicou Marilucia.
O Guia de Turismo, Geógrafo e Professor do CIETH e do Senac, Alex Figueiredo, já conhecedor da Ilha da Boa Viagem, ressaltou vários aspectos da importância histórica da Ilha: “Um Famtour como esse é fundamental para contribuir no conhecimento sobre este local, que é de uma riqueza histórica imensa. Desde a década de 80 que já conheço, não posso deixar de lembrar da D. Maria Pérola, que cuidou dessa Ilha com muito amor, o local possui uma geologia diferenciada, além disso tem a história do Fortim também, enfim são tantos aspectos…é fantástico essa Ilha ter sido reaberta!” exclamou Alex.
Segundo André Bento – Presidente da Neltur – que faz parte do Comitê Gestor da Ilha da Boa Viagem, realizar Famtour neste local é uma forma de pensar em cada detalhe para que turistas e visitantes possam ter seu acesso garantido e também ordenado àquele local, que além de ser preservado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, está sendo um dos pontos turísticos de Niterói mais procurados no momento: “A Prefeitura de Niterói trabalhou muito com o IPHAN no intuito de restaurar esse patrimônio da cidade. E como membro do Comitê Gestor da Ilha, à frente do trabalho de fomento ao turismo de Niterói penso que é um grande privilégio saber q ue possuímos um local tão cheio de história, religiosidade, detalhes geológicos muito particulares, formando assim um dos melhores lugares para se conhecer na cidade. Daí se justifica essa procura toda, com uma demanda imensa atualmente, ao abrirmos o agendamento de visitação para o mês de novembro, em apenas 48h esgotaram-se todos os horários de visitação.
Além de André Bento, como Presidente, fazem parte do Comitê Gestor da Ilha da Boa Viagem, André Diniz, Secretário Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa; Rafael Robertson, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sustentabilidade e o Cel. Paulo Henrique Moraes, Secretário de Ordem Pública.