O Morro das Andorinhas é uma elevação alongada de 2,6 km de extensão e 196 m de altitude que avança sobre o mar, dividindo as praias de Itaipu e Itacoatiara. A denominação se deve a uma gruta em uma de suas faces, onde andorinhas fazem seus ninhos, um local de refúgio para passarem a noite.
Comece subindo a ladeira íngreme e cimentada ao lado do nº 1.093 da Rua da Amizade. Após cerca de 60 m caminhados, a ladeira fica menos íngreme e, aos poucos, o calçamento vai dando lugar a um caminho de terra. Passe algumas residências e, 300 m depois, pegue o caminho da direita, subindo alguns poucos metros em direção a um portão que marca o início da trilha, sempre bem definida, com poucos obstáculos e subindo suavemente a prolongada crista do Morro das Andorinhas, cruzando a mata de médio porte.
Logo após o início da trilha, há uma curva para a direita, seguindo em definitivo para sudoeste. Com mais 270 m, a pouco mais de 5 minutos do início, atinge-se uma entrada à esquerda, próximo a uma placa para o primeiro mirante virado para a Praia de Itacoatiara e de frente para as principais atrações do parque. Esse mirante é chamado de Mirante da Pitangueira, localizado perto de uma comunidade tradicional que vive nessa encosta conhecida como Comunidade do Sítio da Jaqueira.
Voltando para a trilha principal, poucos metros adiante, entrar à direita em uma bifurcação, sinalizada por outra placa, e seguir cruzando a mata por 50 m até chegar ao Mirante Região Oceânica, debruçado sobre o Bairro de Itaipu, praticamente em frente à ligação da Praia com a Lagoa de Itaipu. Nesse mirante, o que mais chama a atenção dos visitantes é a vista das famosas montanhas da cidade do Rio de Janeiro.
Após explorar o belo mirante, volte para a trilha principal e continue caminhando para sudoeste, em subida suave, até chegar ao Mirante Itacoatiara, 180 m depois, em menos de 5 minutos de caminhada. Este possui vista parecida com a do primeiro, mas é o principal mirante do Morro das Andorinhas, praticamente virado para o cartão-postal do parque. De lá se vislumbra a Praia de Itacoatiara, o Costão de Itacoatiara (Morro do Tucum), a Pedra do Elefante (Alto Mourão), a Pedra da Solidão, o Morro do Telégrafo e a continuação da alongada Serra da Tiririca.