O Plano Estratégico de Turismo Niterói + 10 Anos teve nesta segunda-feira (16) sua primeira Oficina Participativa, na Universidade Federal Fluminense (NAB-UFF). O Plano é um trabalho da in[stituição e da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e a Oficina, dentre outros objetivos, analisou o contexto e o cenário do turismo da cidade de Niterói, suas oportunidades, pontos fortes e fracos, levantou subsídios para consolidação do turismo no município, assegurando turistas, desenvolvendo produtos, atraindo investimentos, num plano de estado e continuidade de gestão.
A UFF e a Prefeitura de Niterói através da Neltur reuniram mais de 150 pessoas, entre pessoas ligadas ao trade turístico da cidade e profissionais que trabalham com atividades inerentes ao turismo de Niterói. Com este Plano a cidade terá dados suficientes para trabalhar neste Plano que vai traçar ações em prol do turismo para os próximos dez anos.
Com esta Oficina Participativa a equipe da UFF, responsável pela execução da mesma, coletou dados e informações para montagem do questionário que será disponibilizado à população que responderá formando um quadro das necessidades da população acerca do assunto turismo.
O Presidente da Neltur, André Bento, que abriu a Oficina Participativa está muito feliz e orgulhoso de participar deste trabalho, feito com detalhamento e conhecimento apurado e acadêmico de pessoas notabilizadas no trabalho pelo turismo em Niterói.
“Niterói vem fazendo uma série de planejamento nestes últimos anos, nós precisamos de fato desenvolver a cidade, saber quais as medidas a serem tomadas daqui para os próximos dez anos, o direcionamento que precisamos ter enquanto órgão público, faltava um documento desse, que estamos elaborando agora e que nos leve a uma construção cada vez mais efetiva. Esse documento não é estático, visto que há diferenciação de contextos em um curto espaço de tempo e precisamos acompanhar tudo isso. A gente tem em mente que vamos construir um documento com a participação de todos, chegando finalmente onde a gente quer chegar e quais ações a gente quer tomar”, analisou Bento.
A Oficina Participativa trabalhou os seguintes pontos:
– Avisos Técnicos
-Debate sobre os desafios
– O que estamos fazendo bem e devemos continuar fazendo?
– Quais as nossas principais fragilidades/deficiências?
– Quais as nossas principais oportunidades/potências?
– Subsídios para o desenvolvimento do turismo (O que fazer para consolidar o turismo no município?)
– O que fazer para darmos continuidade a este trabalho?
O evento aconteceu no NAB-UFF, Rua Edmundo March, s/n, Boa Viagem, Campus Praia Vermelha.