“Niterói é uma cidade com vocação para o mar. Conhecida também como a cidade da Vela, atualmente possui 35 grupos de prática de canoa havaiana e é reconhecida nacional e internacionalmente, pois acontecem aqui, frequentemente, competições esportivas de nível nacional e mundial, em modalidades diversas, como de canoa havaiana e natação, além do surfe e bodyboard”. Nesse sentido André Bento, Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – vê com muita positividade o recebimento do título de Niterói a Capital dos Esportes Marítimos, através de uma lei de autoria do Deputado Estadual Vítor Júnior (PDT). Da América do Sul é a que possui mais clubes n&aac ute;uticos, concentrados ao longo de menos de 5Km da orla. Aqui foi criado o primeiro do país – o Iate Clube Brasileiro e, além de terem saído de lá os atletas que conquistaram mais medalhas olímpicas na Vela. Sua vocação para os esportes praticados nas águas é reconhecida nacional e internacionalmente e, esse cenário só influi no incremento do turismo.
André ressalta que Niterói sedia, frequentemente, competições esportivas nas praias de sua orla, sejam nas da Zonal Sul ou Região Oceânica, nesta a Praia de Itacoatiara é a melhor para as disputas, não só a nível local, mas também de âmbitos nacional e mundial, em modalidades como o surfe e o bodyboard. A cada competição desta a cadeia turística é movimentada como um todo: “O esporte é um vetor de grande movimento da cadeia turística da cidade. Nas competições de nível mundial, Niterói recebe turistas do mundo inteiro, desde atletas nacionais e internacionais, os profissionais que os acompanham e seus familiares, além dos próprios moradores, outros turistas e visitantes. Tudo isso movimenta o turismo, pois além de elevarem o nome da cidade, através de suas conquistas aqui, exibem o que temo s de melhor, como suas belezas naturais, em diversas regiões onde estes esportes são praticados diariamente e acontecem as maiores competições”, analisa Bento.
Atualmente essa vocação da cidade para a prática dos esportes no mar é reconhecida até fora dos limites brasileiros. Niterói e Nazaré são cidades coirmãs. Os prefeitos Axel Grael e Walter Chicharro, respectivamente, sempre trocam experiências. Aqui aconteceu, em Setembro do ano passado, no Museu de Arte Contemporânea – MAC – e no Caminho Niemeyer a exposição “A Onda Indomável”, do fotógrafo português Ricardo Bravo. Lá em Nazaré está previsto de acontecerem outros eventos expondo registros do mesmo profissional, durante competições na Praia de Itacoatiara, além disso vários atletas niteroienses competem e surfam nas ondas da praia do Norte e diversos competidores portugueses e de outras partes do mundo, vêm à Praia de Itacoatiara para competir.