A Prefeitura de Niterói, através da Neltur- Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, firmou uma parceria para a realização e promoção do Projeto “Amigos da Jubarte”, da Ong de mesmo nome. Dessa forma, realizaram ações, em 2023 vários passeios, em várias vertentes e campos de trabalho para desenvolver pesquisas científicas, capacitações, atividades culturais, educação, sensibilização ambiental e ações de fomento ao turismo regional aliado a propostas de políticas públicas que promovam a conservação da espécie e do ambiente marinho.

O Presidente da Neltur, André Bento, em mais uma ação dentro do projeto, dá previsão,  de que no dia 15 de junho próximo, será lançado o passeio de barco para turistas – acompanhados por biólogos e guias -, pela costa niteroiense, destinado à observação da fauna marinha. Esta é mais uma atividade que caracteriza o potencial da “Cidade Sorriso” nas atividades ligadas ao Ecoturismo, cujo público alvo é toda cadeia do turismo de Observação da vida marinha de Niterói.

Os cruzeiros avaliativos percorrem uma distância de 70 milhas náuticas por dia, varrendo uma área que inclui o litoral do município, as ilhas costeiras (Ilhas Pai, Mãe e Menina, Ilha Rasa e Ilha Redonda) e o mar aberto em um limite de até 20 milhas de distância da costa.

Estas navegações marítimas contemplativas que futuramente poderão ser utilizadas na comercialização dos roteiros ecoturísticos. A Neltur vem utilizando como base para a realização da parceria os dados das pesquisas que envolvem todo o processo e ciclo de vida da Jubarte, além da preservação e estudo científicos observação, estatísticas e projetos semelhantes implantados com sucesso em locais na costa do Espírito Santo, além de turismo como África do Sul e Canadá.

 

Para André Bento, Presidente da Neltur, Niterói tem grande potencial para abrigar a primeira iniciativa dessa natureza no Rio de Janeiro, despontando com sua vocação para o Ecoturismo. “O desenvolvimento do turismo sustentável em Niterói, por meio da observação de baleias e outros ativos da fauna marinha, vem despontand

o como mais uma oportunidade de negócio promissor, e está em consonância com o foco no desenvolvimento do Ecoturismo em Niterói, podendo gerar emprego, renda e desenvolvimento para a cidade”, analisa Bento.

No período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023 foram realizados seis embarques com intuito de estudar a viabilidade da implementação e ordenamento do turismo de observação da fauna marinha no município de Niterói.
O Projeto é da Ong Amigos da Jubarte com a qual a  Prefeitura de Niterói é parceira através da Neltur e do Instituto O Canal.