“Niterói vai voltar a ter o segundo carnaval do País” afirmou, entusiasmado, o prefeito de Niterói em exercício, Paulo Bagueira, ao deixar a Passarela do Samba depois que a última escola desfilou e constatar a melhoria do nível das escolas e a multidão de pessoas, cerca de 30 mil pessoas, de ponta a ponta da Rua da Conceição, dia 5 de março. Na passagem da Viradouro, o aplauso de pé do povo, cantando o samba enredo da escola.
O prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, que acompanhou os dois dias de desfile, anunciou que a Comissão de Carnaval será permanente. “Vamos efetivar a Comissão de Carnaval para que ela pense na organização do Carnaval o ano inteiro. A população de Niterói gosta de carnaval, é uma grande festa que acontece nos bairros, em vários pontos com os blocos, nosso Carnaval começa antes da data oficial do calendário e só termina 10 dias depois disso, pois só encerramos com o Carnamar (programado para o dia 17), o povo niteroiense gosta de Carnaval!, afirmou Bagueira.
“Desde o governo de Godofredo que nós resgatamos os desfiles da Rua da Conceição, de lá pra cá, tem sido um sucesso nossos desfiles, melhorando mais e mais a cada ano. Nós pretendemos melhorar ainda mais, pensar juntamente com a Comissão de Carnaval numa área melhor para os desfiles onde os membros das agremiações e os foliões fiquem mais confortáveis. Niterói tem tradição no Carnaval, temos três escolas de samba presentes no Carnaval da Marquês de Sapucaí, todas fizeram lindos desfiles e as escolas de Niterói estão aí provando isso”, afirmou Bagueira.
“Após o Carnamar, no dia 17, faremos uma avaliação do que aconteceu neste ano e já começaremos a planejar o próximo.” A comissão de carnaval permanente vai ajudar a realizarmos uma avaliação do cenário de hoje, do passado e do futuro”, destacou.
O Presidente da Neltur, Luiz Fernandes Braga, também acompanhou os dois dias de desfiles na Rua da Conceição e mostrou-se feliz com a festa que agradou não só a ele, mas principalmente os foliões: “Temos certeza de que este foi o melhor Carnaval dos últimos anos. A segurança, o atendimento médico, tudo foi muito bem preparado. Rodamos pelos pontos de Carnaval de bairros também, vimos os blocos e percebemos que a festa transcorreu com tranquilidade. Na Rua da Conceição o público só tem aumentado, mostrando que a frequência está ainda maior, mas num carnaval ordeiro e de família. A Viradouro nos brindou com um belo desfile, num agradecimento especial, então nossa expectativa de um grande carnaval só veio a se confirmar”, declarou Braga.
Na segunda, alegria e muito samba
Foi uma explosão de alegria, com muito samba e a participação de muitas famílias, crianças, jovens e adultos , na primeira noite de desfiles das escolas de samba de Niterói, na segunda-feira, dia 4 de março, na Passarela do Samba na Rua da Conceição. No total, foram 13 agremiações que agitaram o grande público que compareceu em peso nas arquibancadas.
Abriram a noite de folia, as escolas do Grupo C – Independente do Boaçu, Galo de Ouro e Banda Batistão. No desfile do Grupo B, a União da Engenhoca, campeã do Grupo C em 2018, abriu o desfile. Depois veio Grupo dos 15, a Amigos da Ciclovia, a Unidos do Sacramento, a Garra de Ouro, a Paraíso da Bonfim, a Bem Amado, a Cacique da São José, a Mocidade Independente de Icaraí e a Balanço do Fonseca.
Os dias de folia na Rua da Conceição transcorreram sem maiores problemas. No total foram 14 atendimentos nos dois dias.
Terça de Carnaval
Na terça-feira, dia 5/3, o bloco Olodumaré abriu os desfiles, seguido pelas escolas do Grupo C, Unidos do Castro, Fora de Casa e Tá Rindo Por quê? Do Grupo B, Experimenta da Ilha da Conceição, Império de Araribóia, Magnólia Brasil, Sabiá, Sousa Soares, Unidos da Região Oceânica, Alegria da Zona Norte, Combinado do Amor, Folia da Viradouro e Bafo do Tigre.
A apuração dos desfiles da Rua da Conceição acontecerá hoje, dia 7 (quinta-feira), a partir das 16h, na quadra da Unidos do Viradouro, no Barreto.
Sem dúvida a Viradouro abrilhantou os desfiles da Rua da Conceição, mas as escolas de samba de Niterói também brilharam na passarela do samba niteroiense. Na segunda-feira desfilaram, do Grupo C, Acadêmicos do Boaçu e Banda Batistão. Do Grupo B, União da Engenhoca, Grupo dos 15, Amigos da Ciclovia, Unidos do Sacramento, Garra de Ouro, Paraíso da Bonfim, Bem Amado, Cacique da São José, Mocidade Independente de Icaraí. Os desfiles contagiara, o público na Rua da Conceição.