OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE NITERÓI
Nome: Observatório do Turismo de Niterói
Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura – Coordenador: Professor João Evangelista Dias Monteiro
Data: Dez. 2020 a Dez. 2022
Descrição: Criação do Observatório do Turismo do Município de Niterói que produzirá um Sistema de Informações e Estatísticas do Turismo para Município de Niterói (SIET – NITERÓI), devendo ser estruturado a partir da coleta de dados e estatísticas de turismo do Município, armazenamento de informações, divulgação das informações, fornecendo suporte para um planejamento mais preciso e consistente do setor de turismo do município.
Nome: Mapeamento e Programação do Turismo Náutico em Niterói
Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura- Coordenador: Professora Verônica Feder Mayer
Data: 29/12/2020 a 28/12/2022
Descrição: Este é um projeto de Pesquisa Aplicada que nasceu de uma parceria entre a Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, a NELTUR, a prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha. Juntos, buscaremos colocar nosso município em uma posição de liderança no cenário do turismo náutico brasileiro, promovendo a visibilidade internacional destas atividades em Niterói e abrindo oportunidades para o turismo responsável e sustentável.
Nome: Diagnóstico, Qualificação e Formatação para um Circuito Cervejeiro
Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura – Coordenador: Professor Lélio Galdino Rosa
Data: Jan. 2021 a Dez.2021
Descrição: O projeto Caminho Cervejeiro Niterói é um projeto fruto do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – PDPA, da Faculdade de Turismo e Hotelaria – FTH da Universidade Federal Fluminense – UFF, da NELTUR e da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Fundação Euclides da Cunha – FEC. Tem como presente proposta fazer um diagnóstico, qualificar e formatar um circuito cervejeiro tendo como base um polo cervejeiro em Niterói/RJ, priorizando a criação com participação inclusiva da comunidade interessada pela cultura cervejaria.
Nome: Cidadania, Turismo e Educação através de Niterói: Explorando novas Plataformas
Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura- Coordenador: Professora Karoline Carula
Data: Dez. 2020 a Dez. 2022 Dez. 2020 a Dez.2023
Descrição:: O presente projeto pretende elaborar uma abordagem da história de Niterói que possa ser utilizada como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania, do turismo e dos processos educacionais no município. Para tanto, reunirá os esforços de alunos e professores do Instituto de História (IH); do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH); dos grupos de pesquisa, cadastrados no CNPq, e laboratórios/núcleos do IH da UFF, Centro de Estudos do Oitocentos (CEO) e Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania (NEMIC); dos habitantes da cidade e dos alunos e professores da rede municipal de ensino de Niterói para a produção de conteúdos a serem divulgados em plataformas digitais (site e aplicativo), que abordem a história desse espaço urbano por intermédio da narrativa dos diversos grupos sociais. O projeto tem três frentes de atuação, cujas dimensões de resultados práticos estão interrelacionadas: pesquisa histórica, história pública e história e educação.
Nome: O Perfil e o impacto econômico do Visitante da Cidade de Niterói durante a Copa do Mundo 2014
Responsável: UFF – Universidade Federal Fluminense
Data: Junho 2014 – Julho 2014
Descrição: Pesquisa realizada entre os dias 13/06 a 15/07/2014, abordando os seguintes temas: Gasto e impacto econômico do visitante durante sua estada no período da copa; perfil socioeconômico do visitante(sexo, escolaridade, renda, dentre outros); a percepção do turista sobre algumas questões relativas a relação do turista com a cidade e com o turismo.
Nome: Inventário da Oferta Turística (IOT) 2018 – Região Metropolitana
Responsável: UFF – Universidade Federal Fluminense; SETUR-RJ.
Data: Dezembro 2018
Descrição: O trabalho, que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), contempla 23 cidades das regiões turísticas prioritárias e foi coordenado pela UFF – Universidade Federal Fluminense. A ampla pesquisa de campo mapeou atrativos turísticos naturais, culturais, históricos, religiosos, infraestrutura, equipamentos e serviços do segmento. Este é o IOT – Inventário da Oferta Turística, um trabalho fundamental para o planejamento dos municípios e regiões, bem como para nortear investimentos e ações de marketing direcionadas para o turismo.