
A maior festa popular da cidade também pode ser sinônimo de solidariedade, já que a iniciativa tem como objetivo reforçar os estoques de sangue dos bancos de Niterói e, com isso, salvar vidas. A Neltur -Niterói Empresa de Lazer e Turismo- apoia a Campanha de doação de sangue com a colaboração e participação dos sambistas das agremiações de Niterói, cuja captação das doações está programada para os dias 31 de outubro e 1º de novembro.
A Campanha foi lançada na última terça-feira (07/10), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT – Caminho Niemeyer), onde também será montada a estrutura para receber os doadores.
O presidente da Neltur, André Bento, ressaltou a importância do engajamento do poder público em iniciativas sociais e destacou o papel transformador do Carnaval.
“A Neltur sempre incentivará ações sociais em prol de causas nobres como esta. O Carnaval, além de ser a maior festa popular da cidade e um importante atrativo turístico, também pode — e deve — ser um espaço para gestos de solidariedade. Convidamos, não apenas os sambistas, mas todos os cidadãos aptos a doar sangue a participarem dessa campanha tão necessária”, afirmou Bento.
O Presidente da Comissão do Carnaval Niterói 2026, Paulo Bagueira, considera esta ação social de extrema grandeza e saber que os sambistas da cidade estão engajados numa Campanha de Doação de Sangue como essa é também mais uma demonstração do compromisso do mundo do samba e de todos envolvidos na maior festa da cultura popular da cidade.
“O Carnaval de Niterói é uma das expressões mais fortes da nossa cultura popular, e vê-lo se engajar em uma causa tão nobre quanto a doação de sangue mostra a grandeza do nosso samba e dos nossos sambistas. Essa parceria entre a Neltur e a gestão do Carnaval reforça o compromisso da cidade com a solidariedade e a cidadania”, afirmou Bagueira.
Alexandre Oliveira -Coordenador do Carnaval Niterói 2026 – tem certeza de que essa ação será muito bem recebida, não apenas pelos sambistas, mas por toda a população que reconhece a importância da doação de sangue.
A campanha representa a união entre poder público, instituições de saúde e sociedade civil em torno de um objetivo comum: salvar vidas e fortalecer os laços de solidariedade na cidade.