A Região Oceânica, situada no município de Niterói e a poucos quilômetros do Centro do Rio de Janeiro, é encantadora por suas belezas naturais e atrativos culturais, apresentando locais privilegiados para a prática do ecoturismo e esportes náuticos. A Região tem como destaque o Parque Estadual da Serra da Tiririca, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica, local ideal para prática de caminhada, escalada, rapel, birdwatching e ciclismo. Na Região Oceânica, o visitante pode ainda desfrutar de uma hospedagem charmosa e acolhedora, além de uma gastronomia diversificada.
Museu de Arqueologia de Itaipu
A história da região foi marcada por povos sambaquieiros, índios, portugueses donatários de sesmarias e jesuítas, que pode ser notada na arquitetura da Paróquia São Sebastião de Itaipu (1716) e do Convento de Santa Tereza (1784), onde funciona o Museu de Arqueologia de Itaipu. Entre os costumes dessa região ressalta-se a história da comunidade tradicional do Morro das Andorinhas, a pesca artesanal e a gastronomia, as manifestações culturais no Quilombo do Grotão nos finais de semana e a cultura rural dos haras no Engenho do Mato, onde foi tombado o Circuito Turístico Caminho de Darwin, local por onde passou o naturalista Charles Darwin em 1832.
Esportes na Região Oceânica
Região Oceânica de Niterói, como diz o próprio nome, é a porção do município que tem nas praias de mar aberto (Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara) e nas suas lagunas (Itaipu e Piratininga) ambientes propícios para o turismo náutico e esportes como o surf, canoagem, stand up, entre outros. Compondo a paisagem, a enseada de Itaipu em conjunto com as suas ilhas formam um remanso privilegiado para remadas, além de ser um local propício para levar crianças e desfrutar da culinária tradicional especializada em frutos do mar.
Praia de Itacoatiara e Serra da Tiririca
A Região Oceânica de Niterói possui a maior extensão de florestas e de áreas preservadas do município. Entre as principais, está o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que abrange um conjunto de morros que formam a Serra da Tiririca, a Serra Grande e a Serra do Malheiro, além de outros ecossistemas, como duna, mangue, restinga e ilhas. Nesta unidade de conservação há recantos a beira-mar, picos, grutas e mirantes, com paisagens belíssimas do alto do Costão de Itacoatiara, Alto Mourão e Morro das Andorinhas. Um verdadeiro deleite para quem gosta de natureza preservada.