OS BONS CAMINHOS NO CENTRO DE NITERÓI DURANTE O 2o CONGRESSO BRASILEIRO DE TRILHAS
O Centro de Niterói, onde fica o Caminho Niemeyer, local que será realizado o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, de 20 a 24 de setembro, é um bairro cheio de boas histórias e atrativos, representadas por seus monumentos, centros culturais, prédios históricos, além de uma culinária variada oferecida por bares e restaurantes em vários pontos, hotéis com preços bem acessíveis. A primeira curiosidade e histórica é que Niterói é a cidade com mais obras do arquiteto Oscar Niemeyer e só no Caminho Niemeyer são 5 obras do arquiteto.
Já na proximidade do Caminho Niemeyer, a segunda curiosidade: a estátua do índio Araribóia, na praça que leva o seu nome, por ele ser o fundador de Niterói e ser a única cidade do País fundada por um índio.
Dicas que lhe facilita chegar no Caminho Niemeyer: se vem pela Ponte –Niterói é só ir direto pela Av. Feliciano Sodré. Quem vem pela Praça XV, no Rio, via Barcas, ao descer na Praça na Araribóia, a 3 min, entre no shopping Bay Market ou no Terminal João Goulart e logo estará no Caminho Niemeyer.
Os eventos estão sendo organizados pela Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo – Neltur. Participantes de mais de 26 estados estarão na cidade. Durante o evento haverá apresentação de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso, abordando temas como governança, sinalização padronizada, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo e turismo de base comunitária, lazer e interação com a Natureza.
Para André Bento, Presidente da Neltur- Niterói Empresa de Lazer e Turismo- a cidade sediar o 2o Congresso Brasileiro de Trilhas, considerado o maior da América Latina, é de grande relevância:
“Niterói sediar um Congresso como esse mostra toda a notoriedade e relevância no trabalho de desenvolvimento do Ecoturismo na cidade. Demonstra ainda que o poder público está antenado com as questões mais inerentes a um turismo sustentável. E merece destaque ainda o Caminho Niemeyer, um complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, em Niterói, que é a segunda cidade do mundo a ter mais obras dele e, localizado no Centro, que possui inúmeros atrativos que contam um pouco da história da cidade, seja através de monumentos, centros culturais, restaurantes tradicionais até igrejas. Cada pedaço do entorno é uma forma de explorar e conhecer um pouco mais Niterói”, finalizou Bento.
A cidade possui uma culinária riquíssima no Mercado de Peixe São Pedro, bem próximo do Caminho Niemeyer, onde você poderá escolher o peixe e pedir sua preparação no 2º andar onde funcionam seus restaurantes que oferecem pratos cuja base são frutos do mar, claro. Um dos restaurantes mais requintados quando se fala da culinária lusitana, o Gruta de Santo Antonio, conhecido como Dona Henriqueta, atrai famosos do mundo inteiro, até o jogador Cristiano Ronaldo já experimentou as delícias servidas lá.
Porém, se optar por um local mais despojado, o Caneco Gelado do Mário também oferece pratos da culinária portuguesa deliciosos, seu famoso bolinho de bacalhau é pra se “comer rezando”.
Ali mesmo, quase na extensão do Caminho Niemeyer, uma esticadinha você chega a um dos bairros mais bucólicos da cidade, o bairro Ponta D`Areia, conhecido como Portugal Pequeno, por suas características próximas a Portugal.
Na área central de Niterói existem três shoppings: o Bay Market, com preços mais atrativos, bons restaurantes, está bem ao lado do Caminho Niemeyer (local do Congresso); o Plaza Shopping que possui lojas de grifes famosas com um sofisticado polo gastronômico e o Niterói Shopping, que além de preços bons e um comércio diversificado, como os outros, possui praça de alimentação, onde pode se degustar desde uma famosa pizza de banana deliciosa, até uma bacalhoada, às quintas-feiras, mais especificamente.
O popular Barca Shopping, do outro lado da Rua Visconde do Rio Branco, é um centro comercial onde se encontram artigos dos mais variados, com preços muito ascessíveis.
Ainda no Centro, estão outros dois restaurantes que agradam os apreciadores da culinária nordestina, o Arretado e o Botequim Canto do Peixe, este tem como especialidade os pratos à base de pescado e frutos do mar. Ambos pertencem a um mesmo proprietário e atraem não só os apreciadores deste tipo de comida, mas também os que procuram um bom chopp gelado.
Em frente ao Plaza Shopping está o Teatro Municipal de Niterói que tem uma programação intensa, com espetáculos, exposições na Sala Carlos Couto, gratuitas, num belíssimo prédio histórico que passou por restauração minuciosa. Assistir um espetáculo lá, com certeza será uma experiência agradável e enriquecedora.
A cultura fervilha e é intensa em toda Niterói e no Centro não é diferente, alí está localizado o secular Palácio dos Correios que, além da sua beleza arquitetônica abriga um Centro Cultural com exposições belíssimas e o melhor, com entrada franca.
Querendo percorrer e explorar mais um pouco, vá até a Pça da República, que abriga o chamado Centro Cívico, composto pela praça, a Biblioteca Parque de Niterói, o prédio da Câmara de Vereadores Municipal, o colégio Liceu Nilo Peçanha, a Sede da Polícia Civil, o Palácio da Justiça que abriga a Biblioteca Regional do Tribunal de Justiça, o Centro de Memória Judiciária de Niterói e a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, formando assim um dos mais importantes e célebres conjuntos arquitetônicos do Rio de Janeiro.
Indo na direção da conhecida Prefeitura Nova, está o Parque das Águas, atrás do Centro Empresarial Tower. Mais afastado de lá está a Sala Cultural Leila Diniz e, bem perto dalí, pode-se degustar uma boa cerveja artesanal num dos bares que compõem a Vila Cervejeira.
Seguindo em direção ao Mercado Municipal, que já recebeu mais de 500 mil pessoas desde sua inauguração, o mais novo point dos turistas que vêm à Niterói, no belíssimo prédio de arquitetura Art Decó, de características neoclássicas, todo restaurado e arredores totalmente remodelados, suas 172 lojas que vão de peixaria, casas de vinhos, lojas de flores, queijarias, charutarias, até uma gastronomia rica, oferecem pratos de várias partes do mundo. Várias linhas de ônibus chegam próximas ao Mercado Municipal: 03 – 15- 21- 22 -23- 24- 25- 26- 28- 29- 61- 62- 62A- 62B- 66- 67- 31- 42- 60- 61.
Indo em direção à Rua São João, em meio a uma área cercada de comércio, se chega até a Catedral de São João, cujo santo de mesmo nome, é o padroeiro da cidade. Retornando, à outro ponto comercial, mais à direita, se chega até a Igreja da Conceição que abriga um Museu de Arte Sacra e, aos domingos, às 16h, é rezada Missa Tridentina, onde o Pe. Lucas Farah celebra, em latim, postando-se de costas para os fieis, falando em português somente durante o sermão.
Na direção oposta, perto do Plaza Shopping localiza-se o Campus do Valonguinho da Universidade Federal Fluminense – UFF – uma das mais conhecidas universidades do Brasil. Rumo ao bairro de São Domingos está um outro de seus Campus, os do Gragoatá e nas redondezas vários outros Campus, como o do Ingá, com a Faculdade de Direito e o IACS – Instituto de Comunicação Social e o da Praia Vermelha que concentram os estudantes de Engenharia e Arquitetura. Mas a UFF espalha-se por toda Niterói com centros de estudos e pesquisas em outros bairros, como Santa Rosa e Icaraí, neste fica sua Reitoria e um Centro de Artes, cuja programação atrai amantes da cultura e lazer em geral. É uma universidade que integra Niterói à outras cidades do Brasil e do mundo, com estudos diversificados rompendo as fronteiras brasileiras.
A Neltur dispôs, no final da página do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, uma lista de hotéis da cidade, mas querendo se hospedar em outros estabelecimentos, com preços acessíveis pode-se escolher um dos que estão localizados na área central de Niterói como o Praia Grande, o Hotel Central, Niterói Palace Hotel ou o Sparta Hotel.
CAMINHO NIEMEYER – local do 2o Congresso Brasileiro de Trilhas
O Caminho Niemeyer se constitui no segundo maior complexo de obras do renomado arquiteto no mundo, Oscar Niemeyer. Começa no Centro, com o prédio do CAT – Centro de Atendimento ao Turista que abriga Turismólogos e estagiários de Turismo da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo -, bilíngues e trilíngues, prontos para dar informações sobre a cidade; o Teatro Popular Oscar Niemeyer, cuja capacidade é para 460 pessoas, onde acontecem espetáculos e uma programação cultural intensa; o Memorial Roberto Silveira, que abriga centro de memória da história e da literatura fluminense, uma cúpula redonda de concreto aparente; Dois blocos construídos num espelho d’água que abrigaria a Funda&cc edil;ão Oscar Niemeyer, ocupado atualmente por secretarias da Prefeitura Municipal da cidade, um deles em forma de caracol e a rampa principal dá acesso direto ao mezanino e, o segundo bloco, em forma de meia-lua, mistura vidro e concreto formam as primeiras obras do CN que continua pela orla da Baía de Guanabara. Ainda no Centro, se passa pela Pça Juscelino Kubitscheck (JK), representados em estátuas, o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente, Juscelino Kubitscheck.
Seguindo chega-se ao bairro de São Domingos, onde está o Centro Petrobrás de Cinema, onde funciona o Reserva Cultural, formado por restaurante, cervejaria, a Sala Nelson Pereira dos Santos e salas de cinema no 2o Piso, fica bem próximo da Pça Leoni Ramos, mais conhecida como Cantareira, um conhecido reduto de universitários da UFF. Dalí, seguindo pela orla, já no bairro da Zona Sul da cidade, na Boa Viagem, se avista o Museu de Arte Contemporânea – MAC -, outra obra do Caminho Niemeyer que tornou-se o símbolo de Niterói no mundo inteiro, é o ponto turístico mais visitado da cidade, construído no Mirante de mesmo nome do bairro, as curvas da obra remetem as de um imenso disco voador. A experiência e admiraç&atild e;o vão desde seu pátio, rampa, até seu teto e interior, que já abrigaram exposições, instala ções de renomados artistas nacionais e internacionais, bem como serviu de palco para desfile de grife Louis Vuitton. Seguindo pela orla, chega-se até outro bairro da Zona Sul da cidade, o da Charitas, onde está localizada a Estação Hidroviária de mesmo nome, última obra que compõe o Caminho Niemeyer, onde além da estação com embarcações que fazem a travessia Charitas-Rio, abriga o restaurante Olimpo, um importante nome da culinária mais requintada da cidade.
Serviço
– Teatro Municipal de Niterói – Rua XV de Novembro 35, Centro, Niterói – Confira a programação no www.culturaniteroi.com.br
– Parque Municipal Eduardo Travassos (Parque das Águas) – Rua Vladimir Alves Machado s/n – atrás do Centro Empresarial Tower – funciona de terça a domingo, das 7h às 16h- Sala Cultural Leila Diniz – Rua Profo. Heitor Carrilho 81, Centro – Tel. 2717-5299
– Shopping Bay Market – Rua Visconde do Rio Branco, 360, Centro
– Plaza Shopping – Rua XV de Novembro 8, Centro
– Niterói Shopping – Rua da Conceição 188, Centro
– Palácio dos Correios e Espaço Cultural Niterói – Rua Visconde do Rio Branco 481, Centro – Abre às 11h
– Câmara Municipal de Vereadores – Av. Amaral Peixoto 625, Centro
– Sede da Polícia Civil – Av. Amaral Peixoto 577, Centro
– Hotel Praia Grande – Rua Marechal Deodoro 171, Centro
– Hotel Central – Rua Aurelino Leal 18, Centro
– Sparta Hotel – Rua São Lourenço 55, Centro
– Niterói Palace Hotel – Rua Gen. Andrade Neves 134, Centro
– Caneco Gelado do Mário – Rua Visconde do Uruguai 288 Ljs. 5, 6 e 7, Centro
– Gruta de Santo Antônio – Rua Silva Jardim 148, Centro
– Mercado de Peixe São Pedro – Rua Visconde do Rio Branco 55, Centro
– Restaurante Arretado – Rua Visconde do Rio Branco 655, Centro
– Botequim Canto do Peixe – Rua Visconde do Rio Branco 701, Centro
– Vila Cervejeira – Rua Profo. Heitor Carrilho, 250, Centro – Abre a partir das 5as feiras, a partir das 18h