Um plano de trabalho começou a ser definido para a divulgação mútua entre as cidades de Petrópolis e Niterói.  As primeiras diretrizes foram traçadas em uma reunião on-line, nesta quarta-feira (12/07), como parte do Protocolo de Cooperação no Turismo firmado entre as duas  cidades. Participaram do encontro, o Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, André Bento, representando a Prefeitura de Niterói e  a Secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, representando a  Prefeitura de Petrópolis,  além de outros integrantes de departamentos ligados ao Turismo. O objetivo principal é a promoção de ações que promovam os atrativos e produtos turísticos dos dois municípios.

Entre as ações definidas estão: envio mensal de material gráfico para cada destino, que será disponibilizado nos CITs, Centros de Informação Turística de Petrópolis, e nos CATs – Centros de Atendimento ao Turista de Niterói; capacitação de equipes para prestar informações sobre cada destino; envio da relação de eventos para divulgação dos destinos; estudo da viabilidade de um City Tour Cervejeiro integrado e gratuito, com inscritos de Niterói e Petrópolis, além da elaboração de um roteiro cervejeiro integrado, com a produção de material gráfico e vídeos de divulgação; disponibilizaç&atil de;o de área específica nos websites para a divulgação de cada destino; e elaboração de programação mensal de postagens colaborativas com temáticas em comum entre os dois municípios (cervejarias, museus, circuitos turísticos etc), incluindo o roteiro cervejeiro já citado.

Foto 1 – André Bento – Presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo
Divulgação/Neltur
Foto2: Silvia Guedon – Secretária de Turismo de Petrópolis – Turispetro
Divulgação

Para André Bento, esse trabalho de divulgação das atividades turísticas de Petrópolis e Niterói deverá ser contínuo e terá uma logística facilitada: “Nossa cooperação no turismo será marcada pelo empenho em mostrar a cultura petropolitana e, simultaneamente, trabalhar na promoção de Niterói na Cidade Imperial, que já tem um trabalho consolidado nesta área.  Temos certeza de que seremos belos exemplos de cooperação no turismo, pois esse trabalho pode ser feito por todas as cidades do interior do Rio de Janeiro”, destacou Bento.

André Bento colocou também à disposição da Secretaria de Turismo de Petrópolis um espaço no estande de Niterói, durante a ABAV 2023 (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem), programada para setembro, no Rio de Janeiro.

A Secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, anunciou a disponibilidade imediata de três CITs: Quitandinha, Praça da Liberdade e Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, para divulgar todo o material gráfico de Niterói. “Essa cooperação será proveitosa e de grande importância para ambos destinos. Temos alguns atrativos que conversam, como os tours cervejeiros e atrativos históricos, cada um com a sua riqueza. É a união da serra com o mar que tem tudo para ser um sucesso”, ressaltou Silvia.