Pedra de Itapuca e Pedra do Índio
O calçadão da Praia de Icaraí, na altura das pedras de Itapuca e do Índio, foi cenário de Minha Mãe é uma Peça. No filme, Dona Hermínia fala com a tia Zélia (Suely Franco): “Nesse calçadão só tem gente bonita”.
A pedra do índio e a pedra de Itapuca, localizadas entre as praias de Icaraí e das Flechas, foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), em 1985.
Itapuca, que tem como significado “pedra furada” ou “pedra que ri”, em tupi guarani, simboliza o amor proibido entre os índios Cauby e Jurema. Diz a história que, depois que Cauby e Jurema foram mortos por viver um romance proibido pela tribo dela, Jacy (a lua) pediu a Tupã que transportasse o casal para o interior da pedra, de forma que os apaixonados ficassem eternamente juntos. A pedra é reproduzida na bandeira e no brasão de armas do Município de Niterói.
A Pedra do Índio mede aproximadamente 7 metros de altura. A denominação é atribuída ao imaginário popular que vê grande semelhança entre a pedra e uma figura indígena de perfil, e os arbustos no seu topo lembram um cocar.