Fortes do Pico e São Luiz

Informações Importantes


Av. Marechal Pessoa Leal, 265 – Jurujuba
Acesso pelo Forte Barão do Rio Branco
Tel: 3611-4205
3611-4200

http://www.21gac.eb.mil.br/visitacao

Visitação:

De terça a domingo: às 10h ou às 14h.

Para mais informações, entre em contato através do seguinte e-mail:
rp_21gac@yahoo.com.br

Linhas de Ônibus:
Linha Niterói: 33 Fortaleza
descer em frente à entrada do forte Barão do Rio Branco.
A subida aos Fortes do Pico e São Luiz poderá ser realizada a pé ou no veículo particular do visitante.

Inteira: R$12,00
Meia-entrada: R$6,00 – Crianças, estudantes e idosos

O Forte São Luiz é datado de 1567 e teve sua efetiva construção entre 1769 e 1770, durante o governo de Luiz de Almeida – 2º Marquês do Lavradio. A fortificação foi concluída em 1775. Alguns anos mais tarde, porém, seu comando foi extinto e sua guarnição incorporada à da Fortaleza de Santa Cruz. O Forte permaneceu abandonado entre 1831 e 1863, até sua reativação, em decorrência da “Questão Christie”.

Possuindo uma maravilhosa vista de toda a Baía de Guanabara e orla de Niterói, apresenta em seu caminho inicial diversos tipos de canhões dos mais variados calibres utilizados na 2ª Guerra Mundial e trazido para o Brasil como troféus da guerra. Para se chegar ao Forte de São Luiz passa-se por um caminho repleto de animais silvestres e cercado de mata virgem, por se tratar de uma unidade do exército, o que impediu do homem alterar a sua vegetação.

Além de o passeio ser muito rico em história e cultura, a beleza do local é única e impressionante. Hoje é um dos poucos locais da Cidade com resquício de Mata Atlântica nativa. No topo do Forte do Pico o visitante contará com uma das melhores vistas panorâmicas do mundo, que é caracterizada quando realiza-se um giro de 360° e não há objeto nenhum capaz de interromper tal vista: uma paisagem espetacular da Fortaleza de Santa Cruz, da Cidade do Rio de Janeiro, da entrada da boca da Baía de Guanabara, do Corcovado e do Pão de Açúcar.