Projeto Mosaico do Lugar – Escadaria de Charitas

Endereço: Rua Oscar Pereira, Charitas – Niterói

O Projeto Mosaico do Lugar foi realizado a partir da urbanização da rua Oscar Pereira em 2004, em que a Prefeitura construiu uma escadaria de 125 degraus, entremeada com 4 platôs com mesas, bancos e canteiros de jardins, formando pequenas praças. Em processo coletivo coordenado pela moradora da rua e artista visual Leila B., mais de 120 participantes da comunidade e outros bairros, produziram em torno de 800 obras voluntariamente, em 80 encontros no ateliê da artista de 2004 a 2006.

São 35m² de mosaico de linguagens e temas diversos, realizados por um público heterogêneo que representa a diversidade social que compõe a nossa cidade. Foi premiado em 2005 pelo “Cultura nota 10” da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, e pelo prêmio “Urbanidade 2008” do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RJ.

Na dissertação de mestrado defendida em 2009 no PPGCA-UFF, a artista amplia as reflexões teóricas sobre a ação orientada pelos conceitos de urbanidade, arte pública e estética relacional. Em 2019 o projeto foi contemplado na chamada  pública de fomento às artes do edital 07/2019 da Secretaria das Culturas de Niterói, com projeto ”Mosaico  do  Lugar-  valorização  do  Patrimônio  Municipal  Tombado” para retomar as pesquisas sobre o impacto do patrimônio no bairro, realizar seu inventário e divulgar seu histórico nas redes sociais.

Mais informações sobre o projeto Mosaico do Lugar:

www.mosaicodolugar.com.br

 

 

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter