Niterói vai sediar o mundial de Bodyboard, reunindo atletas de cerca de 30 países, no período entre os dias 6 e 19 de junho, na Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. No total, serão  250 atletas internacionais  e de vários estados brasileiros para disputar vários  prêmios que chegam a d R$ 150 mil reais, além de medalhas e troféus. O campeão do ano passado, o sul africano, Iain Campbell vai tentar o bicampeonato nas águas niteroienses. Berço do surf, a Praia de Itacoatiara foi o local escolhido devido suas ondas favorecerem este tipo de modalidade esportiva.

Além de atletas brasileiros, vindos desde o Pará até o Rio Grande do Sul, esportistas internacionais oriundos do Marrocos, México, Argentina, Venezuela, Chile, Espanha, Austrália, Japão, Uruguai, EUA, Taiti, Havaí, África do Sul, França e Portugal, participarão do evento.

Paulo Novaes, Presidente da Neltur, afirma que a competição  eleva a cidade a um patamar de destaque, principalmente por trazer atletas do mundo inteiro à Niterói “. “Este evento consolida Itacoatiara como uma das principais praias do mundo para a prática do bodyboard, destaca.

De acordo com  Novaes, a cidade cada vez mais vira referência para a prática de esportes náuticos  como vela, surf, canoa havaiana. “São eventos importantes para atrair turistas  e movimentar a economia da cidade, através de seus polos Hoteleiro, Gastronômico e da Moda”, ressalta o presidente.

Segundo  a ABBN-  Associação de Bodyboard de Niterói – a competição atrairá um público de várias ‘tribos’, que amam a natureza e o estilo de vida natural, típico dos surfistas.

Ação Social  – Está  prevista ainda uma ação social, provavelmente no dia 10 ou 11 de junho, reunindo organizadores, atletas e alunos de uma escola da rede municipal de educação e profissionais do INEA, onde acontecerá uma exposição de animais silvestres, palestra e aula de iniciação de bodyboard, dirigidas pelos próprios atletas. Mas essa data ainda não está confirmada, pois depende de condições climáticas favoráveis.

De acordo com estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas o Turismo movimenta R$ 30 bilhões por ano, no Estado do Rio de Janeiro e que poderia haver um aumento de 30% com uma estratégia de eventos, promoções e mais segurança.

Para melhorar o impacto do turismo no interior do Estado, o Governo do Estado lançou o Turisrock, que visa atrair os turistas do Rock Rio para se hospedarem nos hotéis das cidades do interior com desconto de 30%. Niterói participa desse pacote e espera captar 10% do público que virá ao Rio para o mega evento de rock.

Itacoatiara, um paraíso dos surfistas

Considerada uma das melhores praias da cidade, seu nome significa em Tupi ”pedra escrita, riscada ou que tem inscrição”. Em meio a uma vegetação exuberante, suas águas são transparentes e azuladas e uma das mais frequentadas pela juventude, além de oferecer uma rica paisagem. No recanto direito, fica a ”Prainha”, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia protegida das ondas e que apresenta na maior parte do tempo águas calmas. Com fortes ondas, a Itacoatiara  é um paraíso para os surfistas e praticantes de boadyboard.

Como chegar?

Linha Niterói: 38, 38B,38A, 52, 52A (Descer na entrada de Itacoatiara)

Linha Rio/Niterói: 770D

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter