Com representações de várias instituições, o Conselho Municipal de Turismo fez sua primeira reunião, dia 8/08,  no auditório do Caminho Niemeyer, sob a direção do presidente da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, Paulo Novaes, que destacou a importância do Conselho  no a poio a  formulação e fomento das políticas públicas de Turismo em Niterói.
De acordo com o presidente da Neltur, a criação do Conselho é uma exigência legal do Ministério do Turismo. “Nós trabalhamos muito para cumprir os prazos estabelecidos e temos neste Conselho Municipal de Turismo membros de várias instituições cuja representatividade para o turismo é notóri a e de relevância”, destacou.
Paulo ressaltou também a parceria que está sendo consolidada com a área acadêmica das faculdades de Turismo da cidade. “Procuramos estabelecer uma sinergia com a área acadêmica, vislumbrando trabalhos promissores com profissionais que atuam diretamente nas instituições de ensino de Niterói”, ressaltou Novaes.
Várias ações em curso e outras em vias de planejamento foram apresentadas  pelo Diretor de Turismo da Neltur, Jefferson Figueiredo, aos membros do Conselho. Há previsão de construção e modernização dos Centros de Atendimento ao Turista – CATs; projeto de reurbanização do Parque da Cidade; Melhoria dos acessos ao Complexo dos Fortes; Capacitação dos estagiários dos CATs; Instalação dos Letreiros Turísticos na cidade; Construção do atracadouro turístico na orla do Caminho Niemeyer; Construção de um CAT no Parque da Cidade; Melhoria da infraestrutura nas praias de Niterói; Criação de um Calendário de Concursos Turísticos como o Prêmio Neltur de Iniciativas Turísticas, cujo Edital já foi publicado, dentre outras ações.
O Conselho Municipal de Turismo é composto pelo Presidente da Neltur, Paulo Novaes (que também preside o Fórum Regional de Turismo) e um representante de cada uma das seguintes instituições: Associação Brasileira de Agentes de Viagem – ABAV-RJ, Associação dos Clubes de Niterói, TurisRio, Cursos de Turismo de Nível Superior, Câmara Municipal de Vereadores, Polo Hoteleiro, Polo Gastronômico, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Parque Estadual da Serra da Tiririca, Secretaria Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, um membro indicado pelo Prefeito Rodrigo Neves e Niterói Convention e Visitors Bureau.

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter