Parque Estadual da Serra da Tiririca

*Devido a pandemia da COVID-19, o atrativo está funcionando sob agendamento prévio.

Para agendamento acesse: www.sympla.com.br/peset

Divisor de águas da bacia do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, é o limite natural entre os municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá, apresentando uma cobertura florestal de Mata Atlântica em boas condições. É uma área de preservação permanente e por isso, ainda são encontrados no local animais como paca, mico-estrela, tatu, além de um grande número de aves.

Nas baixadas, onde as florestas continham madeiras valiosas como o vinhático e o pau-brasil, o desmatamento abriu espaço para a agricultura e a urbanização. Ainda podem ser encontradas nas matas dos morros da região, plantas importantes da flora de Mata Atlântica.

O Posto de Recepção ao Visitante fica na Praia de Itacoatiara, ao lado do Clube dos Engenheiros. Tel.: 2638-4411

Diariamente das 8h às 17h

PARA A PRÁTICA DE ESCALADA: Para a prática de escalada em vias longas, a entrada no parque antes do horário de abertura do portão deve ser previamente autorizada mediante envio de e-mail para educacaoambiental@parqueserradatiririca.org. PARA A PRÁTICA DE ESPORTES RADICAIS: Para a prática de esportes radicais, é necessário preenchimento de termo de conhecimento de risco, no Posto de Recepção.